Literatura especializada em português Manual de Equitação da Federação Paulista de Hipismo: distribuição gratuita e disponível para download na internet; saiba mais!

06/01/2012 as 11:36

veiculado em 29/11/2011

No início de outubro, a Federação Paulista de Hipismo (FPH) lançou o Manual de Equitação apresentando os conceitos básicos da arte de equitar com nomenclaturas de anatomia, material equestre e base de treinamento do cavalo e cavaleiro. Com texto do criador e horseman Enio Monte, ilustrações do artista plástico Cavani Rosas, o Manual de Equitação tem edição de Marina Pires do Rio Caldeira e patrocínio Suzano Papel e Celulose e Gráfica Prol Alternativa.  

Trata-se da primeira publicação do genêro em português depois do "Equitação prática", último livro publicado pelo mestre Jorge Leal Furtado Coelho em 1975.  "Eu assimilei tudo que havia estudado esses anos e fiz esse apanhado geral para dar uma diretriz para as escolas de equitação poderem seguir um trabalho dirigido", conta Enio Monte, titular da Haras Itapuã, renomado e pioneiro criatório de cavalos de esporte no país.

Enio Monte, ao lado de Marina Caldeira e Eduardo Caldeira, presidente da FPH

"Existem livros maravilhosos em inglês e outros idiomas, mas que estão fora do alcance de muitas pessoas. Então esse manual em português vem preencher essa lacuna. É um manual de apoio com informações técnicas e que possam realmente fazer diferença na formação do cavaleiro", destaca Marina, que também somou toda a sua experiência como administradora da conceituada editora Mameluco.  "O projeto é modesto, mas o grande objetivo é ter algum material que os alunos possam consultar sem ter que perguntar tudo ao professor", complementa Eduardo Pires do Rio Caldeira, presidente da FPH.

"Com essa diretriz se as escolas fundamentais prepararem os alunos convenientemente amanhã nós teremos cavaleiros muito melhores. Nós temos excelentes cavaleiros saltando 1.40 / 1.50 metro que não tiveram uma base sólida. Lembro de uma conversa com Nelson Pessoa em que  ele me perguntou: "o que vocês fazem no Brasil para estragar tanto cavalo?". Se a gente não dá uma base sólida ao cavalo e ao cavaleiro nós nunca teremos cavalos convenientemente preparados", observa Enio.

 

O renomado ginete e experiente instrutor Ismar Augusto de Ribeiro Neto, o Duto, também destaca a importância do Manual de Equitação, "Enio Monte é uma pessoa que se dedica de corpo e alma para que a equitação tenha espaço. Ele está de parabéns e sirva de exemplo para muita gente. Esse é o horseman", garante Duto. 

 

"A escola é como um alicerce e se você tem alicerce bem feito você constroi a casa de pau e de pedra. Então esse livro aqui é uma ferramenta extremamente importante. É o que a gente está precisando", complementa o cavaleiro.

"Nós procuramos escrever pouco e colocar ilustrações para a pessoa poder entender melhor o que pretendemos dizer", conta Enio. "Trabalho basicamente com bico de pena. Foi muito bom porque também aprendi muitas coisas de trabalho de cavalo. Fiz tudo sobre a orientação de Enio e gostei muito", revela Cavani Rosas, que ainda contou com ajuda de sua esposa, a experiente amazona Tracy Williams.

Cavani Rosas ao lado de Marina Caldeira, o casal Rossetti e Tracy Williams, à esquerda 

"Vejo na equitação fundamental o futuro que a gente tem que melhorar. Acho que todos os conceitos básicos estão aqui. Serve para todo mundo que gosta de cavalo. A função explícita da Federação é incentivar o esporte, é o que vamos fazer e um trabalho de longo prazo sem dúvida. Mas é preciso começar", garante Caldeira.

Marina Caldeira com Ana Luiza Meirelles, da agência Castwork, e jornalista 

"Vamos distribuir o Manual para os nossos federados e os alunos das Escolas de Equitação independentemente de serem federados ou não e é de graça", coloca Marina. "Também estamos disponibilizando o arquivo para download na internet", complementa Caldeira. 

Enio Monte autografa um exemplar para o renomado ginete Marcos Ribeiro Junior

 

A próxima publicação já está no forno. "Agora faremos um Manual de Preparação dos Cavalos que vem a complementar o Manual de Equitação. O material está praticamente pronto", finaliza Enio.

Manual de Equitação da Federação Paulista de Hipismo - clique aqui para baixar o arquivo em pdf.

Adobe - download

Confira na Horse Show Brasil, o video do lançamento do Manual de Equitação da FPH

Fonte: FPH - Carola May; ilustrações: Cavani Rosas, fotos:  Ney Messi e C. May