Time de São Paulo vence o Campeonato Brasileiro Senior Top

04/08/2017 as 09:47
A Sociedade Hípica Paranaense mais uma vez volta a ser palco de grandes disputas. Esse final de semana, entre 3 e 6/8, o Campeonato Brasileiro Senior Especial, a 1.30 metro, Senior, 1.40 metro, e Senior Top, 1.50 metro, agita o principal polo do hipismo paranaense com presença da elite do hipismo no país. A disputa - aberta a cavaleiros e amazonas acima de 21 anos, profissionais ou amadores, que competem no alto rendimento - já começou. Na quinta-feira, 4/8, aconteceu a primeira final por equipes, com vitória do time paulista, sobre os percursos com assinatura do course-designer internacional Guilherme Jorge, responsável pelas pistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Time de ouro paulista no pódio do Brasileiro Senior Top; foto: Mundo Hípico
 
Na prova Senior Top, principal categoria com participação de 20 conjuntos, são três os líderes que fizeram duplo zero falta na primeira prova: Felipe Amaral com Premiere Carthoes BZ, cavaleiro reserva na Rio 2016 e campeão brasileiro senior Top 2013; Artemus de Almeida, vice-campeão brasileiro Senior Top 2015 e atual líder do Ranking Brasileiro, montando Cassilano JMen, ambos representando São Paulo; e o top carioca Tiago Mesquita apresentando Baptista, conjunto que vem de vitória no GP da Copa São Paulo em 4/6.
 
Somente na categoria Senior Top o Campeonato conta com duas provas (ao invés de três) e a primeira parcial já definiu o resultado das equipes. Sagrou-se campeão o time de São Paulo formado pelo tetracampeão brasileiro Francisco Musa com Sharapova Império Egípico, Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão brasileiro Senior Top 2015/2016, com Azrael W Sanol Dog Protécnica, e Artemus de Almeida / Cassilano JMen, totalizando 8 pontos perdidos (pp). O time do Rio de Janeiro foi vice com 24 pp.
 
Na categoria Senior Especial, com 46 conjuntos, Luiz Guilherme Ciampi montando Don Camillo van Paemel venceu a primeira parcial de velocidade (caça com falta convertidas em tempo), em 69s72, seguido por Renato Junqueira Arantes apresentando Farah Império Egípico, 69s87, ambos representando São Paulo. O 3º posto ficou com a jovem amazona catarinense Amanda Teixeira dos Santos e sua Intoyka, 70s43.
 
Entre os 34 Seniores, a vitória na prova de caça ficou com o paulista Pedro Tavora de Matos com Germanico T, 64s13, à frente do cavaleiro da casa Fernando Augusto Sperb com Hanna Pullman, com 67s01. Mais um paulista, Bartholomeu Bueno de Miranda Neto apresentando Equus Groug Fandango M, emplacou em 3º, 67s16.
 
Nessa sexta-feira, 4/4, acontece a segunda parcial e final por equipes Senior e Senior Especial, categorias que decidem o título individual no domingo, 6/8. Concorrentes ao Brasileiro Senior Top disputam a final nesse sábado, 5/8, a partir das 14h00. A entrada é franca.
 
 
 
FPH com a fonte CBH / Carola May; foto: Mundo Hípico