Ouro no Brasileiro Senior para Pedro Tavora de Matos em pódio 100% paulista

07/08/2017 as 10:19
O Campeonato Brasileiro de Seniores em três categorias movimentou a Sociedade Hípica Paranaense, entre 3 e 6/8. Estiveram em jogo três títulos: Senior Top, categoria de rendimento máximo no Salto, a 1.55 metro, Senior, 1.40 metro, e Senior Especial, a 1.30 metro, com percursos idealizados pelo course-designer olímpico Guilherme Jorge. No sábado, 5/8, saiu a definição do título Senior Top, em que o jovem talento Felipe Amaral com Premiere Carthoes BZ faturou o bicampeonato 2013/2017. Já no domingo, 6/8, saiu a definição dos títulos Senior e Senior Especial, respectivamente, com vitória do conjunto paulista Pedro Tavora de Matos com Germanico T e da catarinense Amanda Teixeira Santos apresentando Intoyka. Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo na gestão 2017 a 2020, acompanhou de perto a competição.
 
Pedro e Germânico saltando rumo à vitória
 
Na decisão do Brasileiro Senior, dos 34 conjuntos que largaram na categoria, 20 foram para a decisão na corrida pelo ouro individual. O cavaleiro vice-campeão paulista da categoria, Pedro Henrique Tavora de Matos apresentando Germanico T, que computou apenas 4 pontos perdidos (pp) ao longo dos cinco percursos três provas, trazidos da 2ª parcial, faturou seu primeiro título brasileiro Senior.
 
O pódio foi inteiramente dominando por representantes de São Paulo e o vice-campeonato ficou com o experiente Alberto Muylaert apresentando C´est Dorijke, também com apenas uma falta, 4,46 pp. Em 3º lugar chegou Marcos Antonio da Costa de Ribeiro Junior com Gitan M, que computou 7,21 pp. O 4º posto foi do vice-campeão brasileiro Senior Top, Artemus de Almeida, desta feita com Cassilero, 9,61 pp. Bartholomeu Bueno de Miranda Neto e Equus Group Zippo chegaram na 5ª colocação logo atrás, com 9,62 pp, enquanto Patsy Mourão Zurita com Xindoctro Método completou o pódio somando 11,03 pp.
 
Conjunto em franca ascensão, Mula e C´est Dorijke
 
Na categoria Senior Especial, que contou com a participação de 48 conjuntos, 25 foram para final individual e a vitória ficou com jovem amazona catarinense Amanda do Nascimento Teixeira Santos, 20, montando Intoyka, sua parceira de grandes conquistas já nas categorias de base. A dupla fechou o campeonato sem cometer faltas nos obstáculos com apenas 0.36 pontos perdidos (pp) trazidos da prova de caça no primeiro dia, quando ficou em 3º lugar. Também sem faltas na pista, o paranaense Felipe Juares de Lima com Laudator JMen conquistou o vice-campeonato, 3,12 pp. Já o 3º posto ficou com o cavaleiro paulista Luiz Guilherme Ciampi montando Kracatoa Império Egípcio, também com menos de 1 falta, 3,12pp.
 
Gui Ciampi ficou com o bronze por São Paulo com Kracatoa
 
Na disputa por equipes, cavaleiros e amazonas de São Paulo fizeram jus a força do hipismo no Estado - que reúne cerca de 70% dos cavaleiros e amazonas em atividade no país - faturando três ouros.
 
 
Pódio Final Brasileiro Senior Especial
 
 
Campeã Amanda do Nascimento Teixeira Santos / Intoyka - FCH - 0.36 pontos perdidos
Vice Felipe Juares de Lima / Laudator JMen - FPrH - 3,12 pp
3º Luiz Guilherme Affonso Ciampi / Kracatoa Império Egípcio - FPH - 5,11 pp
4º Henrique Rocha Lobo / Zingaro TW - FHMG - 5,12 pp
5º Mariana Cassettari / Miss Holsteins Merci - FCH - 6,89 pp 
6º Marucio de Oliveira Franco / Euclides Método - FPrH - 7,54 pp
 
 
Pódio Final Brasileiro Senior
 
 
Campeão Pedro Henrique Tavora de Matos / Germanico T - FPH - 4 pp 
Vice Alberto Muylaert / C´Est Dorijke - FPH - 4,56 pp 
3º Marcos Antonio da Costa Ribeiro Junior / Gitan M - FPH - 7,21 pp 
4º Artemus de Almeida / Cassilero - FPH - 9,61 pp 
5º Bartholomeu Bueno de Miranda Neto / Equus Group Zippo - FPH - 9,62 pp 
6º Patsy Mourão Zurita / Xindoctro Método - FPH - 11,03 pp
 
 
 
Fonte: CBH / Carola May e fotos Grace Cambraia