Novas provas observatórias do Projeto de Formação de Cavalos Novos da FPH

21/02/2018 as 06:27
Ciente da importância que a formação correta de animais jovens tem nos resultados dos esportes hípicos da forma mais abrangente, a Federação Paulista de Hipismo (FPH) criou, em conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Brasileiro de Hipismo (ABCCH), um programa que irá proporcionar aos seus filiados orientações, benefícios, suporte técnico e mais visibilidade no mercado, além do sorteio de dois carros 0KM. O Projeto de Formação de Cavalos Novos foi elaborado visando o melhor aproveitamento possível do potencial de cada cavalo.
 
Para participar, os animais e seus cavaleiros precisam estar com os registros em dia na Federação Paulista de Hipismo. Serão observados e avaliados por uma comissão técnica determinada pela FPH - com membros permanentes e convidados, anunciados oportunamente - os animais  da raça Brasileiro de Hipismo com idade hípica a partir de 4 anos, em concursos nacionais e internacionais de Salto no estado de São Paulo, determinados pelas diretorias da FPH e ABCCH.
 
 
Como critério de avaliação serão observadas as seguintes características:
 
1. Força / Scope
2. Montabilidade
3. Respeito pelos obstáculos
4. Técnica de salto
5. Saúde do cavalo
 
A fim de homogeinizar a avaliação, os animais serão divididos em dois grupos: Grupo A para os produtos a partir de 7 anos hípicos, e Grupo B para animais entre 4 e 6 anos. 
 
Os novos concursos válidos como etapas observatórias em 2018 são:
 
1. CSE de Cavalos Novos - Sociedade Hípica Paulista - 8 a 11 de março
2. CSE de Cavalos Novos - Clube Hípico de Santo Amaro - Abril
3. CSE de Cavalos Novos - Sociedade Hípica de Campinas - Maio
4. Campeonato Paulista de Cavalos Novos - Junho/Julho
5. CSE de Cavalos Novos - Parque de Exposições de Bauru - Agosto
6. CSE de Cavalos Novos - Haras Cooper - Setembro
 
As datas definitivas serão divulgadas em breve.
 
No final do ano, serão selecionados dentre os participantes os animais que apresentarem as melhores condições técnicas e que continuarão a fazer parte do Projeto em 2019. Os proprietários dos cavalos selecionados do grupo A estarão concorrendo ao sorteio de um automóvel 0km durante a cerimônia de entrega do Troféu Eficiência 2018, que acontecerá em 2019. Ao final do próximo ano, sairá nova lista de selecionados, resultado de observação durante os concursos de 2019. Em 2020, os proprietários destes animais concorrem ao sorteio de mais um carro, novamente durante a festa do Troféu Eficiência.
 
Os dois gupos contarão com outros benefícios que serão divulgados ao longo do Projeto.
 
 
"Federação em Ação"