Paulistão 2018 | Salto Iniciante e Julgamento Técnico agitam a 2ª semana

29/06/2018 as 06:08

A segunda semana do Pauistão 2018 já começou e promete ser das mais agitadas. De 26/6 a 1/7 acontece o Campeonato Paulista das categorias Jovens Cavaleiros, Master e Salto iniciante nas pistas de grama e areia do Clube Hípico de Santo Amaro, com organização da Federação Paulista de Hipismo. 

Entrada do Boulevard do Paulistão, que conta com 20 lojas de marcas renomadas, food truck, longes, Bar da Copa e área vip; foto: Noêmia Tucunduva Paranhos

A movimentação fica por conta, principalmente, da participação maciça dos concorrentes das quatro subdivisões do Salto Iniciante (Aspirante - 0,40m, Preliminar - 0,60m, Intermediária - 0,80m e Principal - 0,90m) que somam juntas 327 conjuntos, nada menos que 79 concorrentes a mais que em 2017. Parte desse sucesso se deve à realização de uma das cinco etapas do Ranking de Julgamento Técnico, que traz juízes experientes para avaliar a performance dos atletas que estão iniciando na modalidade. Nessa terceira etapa de 2018, o julgamento fica a cargo de Nelson Aliperte, que tem em seu currículo a participação no corpo de juízes de Concurso Completo de Equitação das Olimpíadas de Barcelona.

Raffaela Frugoli de Salles, atual líder na Intermediária, entre sua instrutora Cris e o Juiz Nelson Aliperte

O Julgamento Ténico corre em paralelo ao julgamento tradicional, baseado no tempo e faltas do conjunto, sendo avaliados os fundamentos básicos da equitação (ritmo e cadência, traçado e execução das linhas, abordagem dos obstáculos, posição do cavaleiro e suas ajudas) e premiados os seis melhores concorrentes. Após a realização de duas etapas, na Temporada Oficial de Abertura, em Campinas, e no Campeonato Paulista do Interior, em Ribeirão Preto, veja como está o Ranking de 2018 clicando aqui.

Victor Rozzetti, que lidera a Preliminar, em clique com Aliperte e José Batista, titular do Manège Alphaville

As próximas etapas são:

4ª etapa - Copa Brasil José Ribeiro de Mendonça - Haras Agromen - 13 e 14/10
5ª etapa - Temporada Oficial de Encerramento - Sociedade Hípica de Campinas - 15 e 16/12

O Campeonato Paulista em si traz também muitos atrativos, sendo a premiação um deles. Todos os campeões recebem como premiação especial uma casaca Dressur confeccionada especialmente para o campeonato e os melhores colocados integram as equipes paulistas no Campeonato Brasileiro - de 10 a 15/7, também no CHSA - com inscrição e estabulagem pagas pela FPH, conforme descrito no programa, além do Kit Uniforme FPH. Os ocupantes do pódio ganham ainda óculos da Go Eyewear e prêmios da CNS Calçados, Phytoervas, Giovanna Baby, Pet Lab, Sanol Dog, Lucky You, Horse a Porter e Riding With Style, conforme a posição no pódio e a categoria.

Todas as provas estão sendo transmitidas ao vivo pela FPHTV em parceria com a Horse Pix, que está vendendo vídeos e fotos para os concorrentes durante o evento. As disputas do Salto Iniciante ocorrem no sábado e domingo, 30/6 e 1/7.

Veja aqui as ordens de entrada e resultados.

 

FPH/ Lucíola Cecchi; fotos: arquivo pessoal e Noêmia Paranhos - Federação em Ação