Thales Marino e Deauville faturam o Clássico do Indoor 2018

30/09/2018 as 09:04
O Clássico, a 1.45 metro, definitivamente levantou o público que compareceu em peso ao Concurso de Salto Internacional e Nacional - CSI-W Indoor na noite do sábado, 29/9, na Sociedade Hípica Paulista. Dos 49 conjuntos, nove habilitaram-se ao desempate e somente dois voltaram a zerar. Fazendo jus ao ditado de que últimos serão os primeiros o jovem talento Thales Marino, 17, montando Deauville cruzou a linha de chegada em percurso perfeito em 41s26 conquistando esse que sem dúvida é um dos mais importantes títulos de sua bem sucedida carreira.
 
Thales e Deauville em ação pelas lentes de Janne Zaviaski
 
"É uma emoção muito grande ganhar um Clássico em um concurso como esse que para mim é o melhor do Brasil. Só tenho a agradecer toda a minha equipe e desfrutar desse momento incrível", que recém retornou às pistas. "Há três meses e meio eu quebrei a clavícula e fiquei dois meses sem montar. Tenho muita confiança nos meus cavalos e equipe que me apoia. Então pude montar e desempenhar minha melhor performance dentro da pista. Agora meu próximo desafio é o Sul-Americano Junior na Chile no início de novembro," acrescentou Thales, que no dia a dia monta no Centro Hípico Granja Viana de propriedade de sua família e também é sócio da Hípica Paulista.
 
Thales, Deauville e o orgulhoso tratador
 
São inúmeros títulos desde as categorias de base a destacar em Campeonatos Brasileiros: campeão individual mini-mirim 2011, campeão brasileiro por equipes mini mirim 2012, campeão brasileiro pré-mirim por equipe 2013, campeão por equipe e vice individual mirim 2014, campeão brasileiro individual e por equipe Mirim 2015, campeão por equipes e bronze individual pré-junior 2016. No Sul Americano da Juventude, entre outras classificações, Thales foi ouro equipes Pré-junior em 2016, ouro por equipes Junior e 3º individual em 2017.
 
Um agrado no companheiro fiel
 
Sagrou-se vice-campeão o talentoso ginete Guilherme Dutra Foroni, 25, montando o experiente Radiator JMen, ganhador de inúmeros títulos e GPs com o top José Reynoso Fernandez Filho. Radiator que tem 14 anos e estava em vias de se aposentar está com Guilherme há apenas um mês e retornou à pistas mostrando todo o seu potencial. Em 3º lugar chegou o top da Hípica Paulista José Luiz Guimarães de Carvalho que montando Lousiania JMen fez o melhor tempo do desempate, 38s70, mas com uma falta.
 
Guilherme Foroni e o veterano Radiator
 
A prova também foi válida pela Final do Hermès Young Talent 2018 voltado a jovens talentos entre 16 e 25 anos e que premia o campeão com uma clínica junto ao campeão olímpico brasileiro Rodrigo Pessoa no Winter Equestrian Festival nos EUA no início de 2019. Sagrou-se campeão Filipe Baratella Risi, 64 pontos, seguido por Marcelo Gozzi, 61,5 pontos e Victoria Ribeiro de Mendonça, 59,5 pontos. O jovens talentos foram premiados por Bel Priori, diretora da Hermès no Brasil, o cavaleiro olímpico Pedro Veniss, radicado na Europa e que veio especialmente para o Indoor, e Bartholomeu Bueno de Miranda, ambos patrocinados pela Hermès.
 
 
Clássico - 26/9
 
Campeão Thales Marino / Deauville - FPH - 0/41s26
Vice Guilherme Dutra Foroni / Radiator II JMen - FPH - 0/43s33
3º José Luiz Guimarães de Carvalho / Lousiania JMen - FPH - 4/38s70
4º Thiago Mattos / Wieta do Santo Antonio - FEERJ - 4/40s46
5º Thales Gabriel de Lima Marino / Celena DML - FEERJ - 4/40s46
6º Jordana Laffranchi / Escadron van Koekshof - FPH - 4/42s22
 
Hermès Young Talent
 
 
Campeão Filipe Baratella Risi - 64 pontos
Vice Marcelo Gozzi - 61,5 pontos
3ª Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça - 59,5 pontos
 
Resultados completos:
 
 
Imprensa CBH / Assessoria SHP ; fotos: Janne Ruiz Zaviaski e Gabriela Lutz