Curiosidades Equestres - Andaduras

15/09/2020 as 11:52

 
Andadura - maneira como o cavalo se movimenta
 
O cavalo possui três andaduras naturais que são o passo, o trote e o galope. Outros tipos de andaduras e movimentos são ensinados pelo homem e por isso não são considerados naturais. Veja uma breve explicação de cada uma delas:
 
Passo - é a andadura mais lenta, executada em quatro tempos, sem suspensão. Isso quer dizer que as quatro patas do cavalo tocam o solo uma de cada vez, e sempre existe um casco tocando o solo. Se você parar para escutar, vai ouvir quatro batidas separadas no chão.
 
Trote - é uma andadura simétrica, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toca o solo e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal. Por exemplo: no primeiro tempo, o membro anterior (mão) esquerdo e o membro posterior (pé) direito pousam no solo juntos. No segundo tempo, a mão direita e o pé esquerdo pisam juntos. Ao escutar, você ouvirá apenas o som de duas batidas no chão.
 
Galope - é uma andadura a três tempos, então você ouvirá três batidas de casco no chão. Existe um momento de suspensão, quando as quatro patas ficam fora do solo antes do próximo lance. 
 
Cada uma das andaduras pode sofrer a intervenção do cavaleiro ampliando ou reunindo (diminuindo) as passadas de acordo com o trabalho que deseja realizar.
 
 
Fonte: FPH - Lucíola Barbosa
 
"Federação em Ação"