O mineiro que defende as cores de São Pauo Francisco José Mesquita Musa foi o grande vencedor da Prova Finlândia Vodka nesta sexta, 14, segundo dia de provas do Concurso Nacional de Saltos 71º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, que está sendo disputado até domingo na sede da entidade, no Rio de Janeiro, na Lagoa.
Montando Premiere Xindoctro Método, Musa foi o mais rápido no desempate da prova com obstáculos a 1,45m, na pista José Verda, com o tempo de 39s28, em pista limpa. O 2º colocado foi Pedro Paulo Lacerda no dorso de Sultan JL Sitio Chuin e o tempo de 39s42, sem faltas. A amazona Loisse Garcia e seu Prosper Phillip completaram o pódio com o tempo de 40s98, também sem faltas.
 |
|
Musa e Premiere Xindoctro Método saltam para a vitória no 71º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira
|
Na primeira passagem, os 52 conjuntos inscritos tinham 86 segundos de tempo concedido para saltar os 12 obstáculos do percurso traçado por Erica Sportiello. Apenas 11 deles não cometeram faltas e garantiram a classificação ao desempate. Vale destacar que Francisco José Mesquita Musa conseguiu colocar suas duas montarias na segunda etapa da prova.
Na segunda passagem, desta vez com o tempo concedido de 48 segundos, apenas três conjuntos conseguiram fazer pista limpa. O mineiro Pedro Paulo Lacerda foi o primeiro com o excelente tempo de 39s42, a amazona Loisse Garcia também zerou mas com tempo superior, 40s98. Por São Paulo, o mineiro Francisco José Mesquita Musa entrou com sua primeira montaria e conseguiu baixar o tempo do adversário em 14 centésimos, 39s28, garantindo o 1º posto e a vitória.
“Meus cavalos têm sido muito regulares e embora a prova estivesse com o nível técnico muito alto sabia que podia conseguir um bom resultado”, disse o cavaleiro de 31 anos, contando a estratégia para vencer.
“Assisti a pista do Pedro Paulo, que foi a minha referência. Fiz o mesmo que ele, mas sabia que precisava ser um pouco mais rápido. Acabou dando tudo certo”, comemorou Musa, que na prova de abertura também teve bons resultados, terminando na 3ª e 4ª colocação.
Na última prova de quinta-feira, com obstáculos a 1,35m, o grande vencedor foi o carioca Rodrigo Marinho com Galoubet e o tempo de 53s47. O 2º posto ficou para o pernambucano Guilherme Saraiva e Salamandra Argus UNESP, com 54s50. A amazona Stephanie Macieira e Cisco Domar completaram o pódio com 55s54 pelas cores do Rio.
Na prova Baccardi, com obstáculos a 1,30m, o vencedor na categoria pré-junior foi Gabriel Figueiredo Silva Cury/Vulcan VDL, seguido por Juliano Loureiro Carlos com Pananke JMen, ambos por São Paulo. O conjunto mineiro Bruno Maurelli/Pur Bella JMen completou o pódio. Na categoria amador top, o campeão foi o paulista Marcio Appel montando Shutterfly Bom Sabor. A 2ª posição ficou para Pedro Figueira de Mello e Exagerado pelo Rio. A 3ª novamente para Marcio Appel, desta vez, com Jofre de Rolande.
Na segunda etapa da prova, também disputada em duas fases, mas desta vez com obstáculos a 1,35m, a grande vencedora foi a venezuela radicada no Rio Loisse Garcia. Montando Prosper Spiritus, Loisse foi três centésimos mais rápida que o conjunto do 2º colocado o paulita José Roberto Reynoso Fernandez/Cachetana JMen Sanol Dog Protécnica. A amazona marcou 27s64 contra 27s67 do adversário. José Marcos De Souza Baptista e Safir Santa Cecília, pelo Rio, terminaram em 3º com o tempo de 28s09.
A competição que distribui 100 mil reais em prêmios tem patrocínio da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau e Lojas AD. O apoio é Maison du Cavalier, Botas Moreira, Gráfica Minister, Francesca Romana Diana, Coca-Cola, Bacardi, Vodka Finlândia, DHP e Hotéis Marina.
O Grande Prêmio será disputado no domingo, às 15h. Nele estará em jogo a luta pelo Troféu Perpétuo Roberto Marinho. A entrada é franca e aberta ao público.
Prova Finlândia Vodka – 1,45m
1º Francisco José Mesquita Musa/ Premiere Xindoctro Método – 39s28 – sem faltas - FPH
2º Pedro Paulo Lacerda/Sultan JL Sitio Chuin – 39s42 – sem faltas - FHMG
3º Loisse Garcia/Prosper Phillip – 40s98 – sem faltas - FEERJ
4º Stephan Barcha/Jacadi des Champs – 39s80 – 1 falta - FEERJ
5º Stephanie Macieira/Vivaldi Domar – 40s99 – 1 falta - FEERJ
6º Loisse Garcia/Prosper Gotta Marcolab – 44s05 – 1 falta - FEERJ
Campeões do Troféu Roberto Marinho
1988 - Fábio Leivas
1989 - Maj.Cláudio Guedes
1990 - Fábio Leivas
1991 - Victor Alves Teixeira
1992 - Luiz Ciampi
1993 - Elizabeth Assaf
1994 - Luciano Blessmann
1995 - Luiz Felipe Azevedo
1996 - Álvaro Afonso de Miranda Neto - Doda
1997 - João Aragão
1998 - Bernardo Resende Alves
1999 - Pedro Paulo Lacerda
2000 - Victor Alves Teixeira
2001 - Rodrigo Ullmann Lima
2002 - Rodrigo Ullmann Lima
2003 - Camilla Mazza Benedicto
2004 - Rodrigo Sarmento
2005 - João Eduardo Ferreira de Carvalho
2006 - André Miranda
2007 - Loisse Garcia
2008- Felipe Amaral
Link relacionado
Luiz Francisco de Azevedo vence na largada do 71º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira
Fonte: BR Sports ; foto: Alexandre Vidal