O Enduro Equestre brasileiro fez bonito na disputa pelos títulos Pan-americanos da modalidade que aconteceu em Llay Llay, no Chile, em 24/11. Competiram atletas das categorias Young Riders vindos da Argentina, Brasil, Chile e Equador; e Adultos (acima de 21 anos) provenientes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, México, EUA e Uruguai.
Equipe de ouro do Brasil nas belas trilhas do Chile
Ambas as categorias foram disputadas em uma trilha de 120 km dividida em quatro anéis e o resultado foi muito fávoravel ao time verde-amarelo, que conquistou o ouro por equipes na categoria Young Riders (14 a 21 anos) com Diogo de Oliveira Martins / CP Latifa, Helena Haaland / Valente HEB, Rodrigo Storani Saliba / Miranda Rach e Artur Machado Ulsenheimer / Mojito HSSK. Diogo Martins e CP Latifa ainda abocanharam ainda o bronze individual.
Young Riders do Brasil no alto do pódio
A queda de um dos componentes da equipe, Artur Ulsenheimer, colocou pressão sobre os outros três que tinham a obrigatoriedade de finalizar seus percursos. E assim o fizeram: Diogo foi o 3º colocado com CP Latifa, tempo de prova de 15h58min03s e velocidade média de 18,15 km/h, Rodrigo com Miranda Rach vieram logo atrás em 4º lugar, e Helena com Valente HEB chegou em 5º.
CP Latifa e Diogo Martins no vet check final que lhes deu o bronze
Valente ainda faturou mais uma importante premiação, o Best Condition, prêmio concedido ao animal com a melhor avaliação física e metabólica, feita por dois veterinários e um juiz, uma hora após a conclusão da prova.
Clique com toda a delegação brasileira comemorando o Best Condition de Valente HEB e Helena Haaland
Os atletas da casa também brilharam: teve dobradinha chilena no alto do pódio com Vicente Larrain Arjona e HF Eva, ouro, e Amelia Larraín montando HC Tia Haydee, prata.
Pódio individual dos Young Riders com a dupla chilena e o brasileiro Diogo
Na categoria Adultos, José Caio Frisoni Vaz Guimarães montando Stud Brasil Itajara também levou o bronze individual. Seu tempo foi de 14h45min54s e a velocidade média, 20,3 km/h. O ouro e prata individual foram do Chile com Martin Lazo Garcia montando SI Quilliche e Lukas Bukel com Chella Angostura. O time Adulto do Chile também garantiu ouro.
Bronze para José Caio Gruimarães do Brasil
O chefe de equipe do Brasil foi o Dr. Guilherme Santos e o Dr. Henrique Garcia, foi o veterinário. Marcelo Ulsenheimer, diretor de Enduro CBH, também esteve presente.
Caio e Itajara em ação
Guilherme, que é veterinário FEI4*, juiz e treinador internacional, comentou a respeito da condição física dos animais brasileiros: "Posso dizer, com tranquilidade, que os nossos cavalos chamaram atenção de todos pelo excelente estado físico. Essa é uma imagem exemplar que Brasil deixa para o enduristas. O esporte educa e, acima de tudo, é preciso competir com respeito ao cavalo".
FPH com a fonte CBH e fotos Francisco Boetsch Tagle