Campeãs do Julgamento Técnico 2023: Sofia, Anna Sophya, Lara e Ana Luiza

16/11/2023 as 04:07
 
Em 2023 o ranking do Julgamento Técnico, que corre em paralelo ao julgamento tradicional das provas, teve sete etapas, sendo a última realizada durante os Jogos Equestres Paulistas, em outubro, na Sociedade Hípica Paulista.
 
Os Jogos Equestres Paulistas foram palco da decisão do Julgamento Técnico
 
Com cada vez mais atletas participando nas categorias de Salto Iniciante e com o nível técnico cada vez mais elevado, as campeãs de 2023 tiveram que se superar para ganhar as melhores notas dos juízes e garantir o título e o prêmio, que será entregue na Festa do Troféu Eficiência, em 2024.
 
Este ano, três diferentes juízes avaliaram os atletas dando notas de 0 a 10 em seis quesitos. Ismar Augusto Ribeiro Neto, o Duto, cavaleiro e instrutor de experiência internacional, atuou na 1ª etapa. Na 2ª e 6ª etapas, o julgamento ficou por conta de Nelson Aliperti Junior, ex-cavaleiro, juiz e comissário, que atuou inclusive no corpo de juízes de Concurso Completo de Equitação das Olimpíadas de Barcelona. Lucíola Barbosa, comissária e juíza de Salto, amazona e instrutora, foi responsável pelas demais etapas.
 
 
Em cada prova foram avaliados os fundamentos básicos da equitação - ritmo / cadência, traçado do percurso, execução das linhas, atitude e posição do cavaleiro, tanto no plano, quanto no momento do salto.  Os campeões foram definidos com a soma das notas das sete etapas, lembrando que, no caso do atleta participar com mais de um animal, apenas o melhor resultado é computado para efeito de ranking. A entidade vencedora foi decidida pela somatória da melhor nota de todos os seus representantes nas etapas.
 
Na categoria Aspirantes - 0,40m, a grande vencedora foi Ana Luiza Watanabe da Costa, que venceu com folga, somando 363,40 pontos. Dona de uma performance invejável, ela venceu nada menos que três etapas, tendo se classificado entre os seis melhores em todas elas. A amazona representa o Centro Hípico Terras de São José
 
A campeoníssima Ana Luiza em ação: não teve pra ninguém
 
Na preliminar - 0,60m, Lara Munhoz Pacheco, também do Centro Hípico Terras de São José foi a grande campeã com 390 pontos. Lara foi muito regular em suas apresentações e também ficou no pódio na maioria das etapas, tendo pegado o 2º posto em três delas.
 
A campeã da série Preliminar, Lara, deu show de equitação
 
Anna Sophya Zini Ferreira venceu a categoria Intermediária - 0,80m, com 374,90 pontos, pelo Manège VB. Anna manteve a regularidade em todas as etapas e foi premiadas entre as melhores em duas delas.
 
Anna Sophya, campeã na Intermediária, mostra sua garra e eficiência
 
Na Principal - 0,90m, a disputa foi acirradíssima! Entre os ótimos concorrentes, Sofia Brasil Furtado Garcia somou 389 pontos, sagrando-se tricampeã consecutiva do Julgamento Técnico! A representante do Centro Hípico Terras de São José venceu a série Intermediária em 2022 e a Preliminar em 2021! Sofia subiu três vezes ao pódio na temporada, inclusive vencendo a última etapa.
 
Sofia Brasil, única tricampeã consecutiva do Julgamento Técnico
 
Entre as entidades, a liderança alternou de mãos diversas vezes ao longo do ano e, no final, o Centro Hípico Terras de São José venceu a disputa ao somar 8281,20 pontos!
 
A Federação Paulista de Hipismo parabeniza as campeãs, suas escolas e instrutores e todos aqueles que têm se dedicado na melhoria de sua equitação!
 
 
 
FPH com fotos Rafael Coli