Conheça os campeões do Campeonato Brasileiro Cavalos Novos 2022

19/10/2022 as 01:55
De 12 a 16 de outubro a pista Carbacan do Centro Hípico Agromen foi o palco da disputa do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 4, 5, 6, 7 e 8 Anos, durante a realização do CSN4* Agromen, com percursos elaborados por Vailton Cordeiro, o Baíca, do Paraná.
 
Para as idades de 4 e 5 anos foram dois dias de provas, com julgamento sem cronômetro por pontos perdidos, e a novidade foi o desempate pela nota do julgamento técnico, que antes era feito em um novo percurso ao tempo ideal. Os juízes avaliaram os animais levando em conta os quesitos montabilidade, técnica e força, concedendo notas de 2 (ruim), 3 (médio), 4 (bom), a 5 (excelente). A mesa do julgamento técnico foi composta por Marcos Ribeiro, Eduardo Onoe, Antonio Celso Fortino, Edgar Foroni e Denis Gouvea, secretariados por Malu Cury.
 
Os juízes responsáveis pelo julgamento técnico dos produtos no Agromen
 
“O julgamento técnico adotado para desempatar na final todos os zeros pontos para as categorias de 4 e 5 anos teve alguns pontos bem positivos", declarou o diretor de cavalos novos da Confederação Brasileira de Hipismo, Antonio Celso Fortino. "Classifica realmente os melhores cavalos, acaba com a sorte de um conjunto cravar um tempo ideal e de fato não ser o melhor conjunto, expõe ao mercado as qualidades e virtudes nos quesitos de montabilidade, técnica e força, através das notas dadas por cinco juízes capacitados."
 
Na série 4 anos largaram 61 cavalos e um total de 19 conjuntos fecharam sem penalidades o campeonato. Venceu Casca D'Or Jmen I, filho de Comme Il Faut em égua Sandro Boy, na condução de Jose Roberto Reynoso Fernandez Filho, com a nota final 4,44. C-Sharon JMen I (Comme Il Faut x JMen Goldfinger) foi a vice-campeã sob a sela de Saint Clair Aguiar.
 
 
Pódio final Cavalos Novos 4 Anos
 
Já entre os produtos 5 anos foram 64 animais e 17 zeraram as duas provas. O topo do pódio ficou com mais um produto da casa, Candy Girl Jmen, também conduzido por Jose Roberto Reynoso, com nota 4,73. Candy Girl é um produto de Cornet Phaeton JMen em égua Carbacan JMen. Lucio Osório levou Miss Nabab TRV (Nabab de Reve x Cassini) ao vice-campeonato com nota 4,44.
 
 
Pódio final Cavalos Novos 5 Anos
 
Para as série 6, 7 e 8 anos foram três dias de provas com julgamento por pontos perdidos e desempate ao cronômetro para os conjuntos empatados nas primeiras posições.
 
Cinquenta e seis conjuntos largaram na série 6 anos e um total de nove zeraram os três percursos, habilitando-se ao desempate pelo título. Sagrou-se campeã a fêmea HFB Daniella (Diamant De Semilly x Corland), sem nenhuma penalidade, no tempo de 31s62, de propriedade de Daniel Cesar Khury, que também foi seu cavaleiro. Outra fêmea foi vice-campeã, Cassiara C JMen (Carbacan JMen x Laeken JMen), sob a sela de José Luiz de Carvalho, marcando 32s08.
 
 
Pódio final Cavalos Novos 6 Anos
 
Entre os produtos de 7 anos participaram 37 conjuntos. Desses, cinco zeraram os três dias de provas e avançaram para o desempate. A mais veloz do desempate foi Senna KM (Siena x Argentinus), com Lucio Osório, na marca de 32s34. Daniel Khury levou mais um produto ao pódio na 2ª colocação, Canton JMen (Corindhus JMen x Carbacan JMen), marcando 32s56.
 
Pódio final Cavalos Novos 7 Anos
 
Dezessete produtos 8 anos largaram no campenato e somente quatro conseguiram superar sem faltas os três percursos disputando no desempate ao cronometro a definição do placar. O grande campeão foi RR Con Beauty (Con Air x Nimmerdor) conduzido por Vitor Alves Teixeira, com o tempo de 31s41. Na 2ª colocação apresentou-se Meso Blue PS (Messenger x Chacco Blue) sob a sela de Guilherme Foroni, apenas dois décimos atrás, no tempo de 31s43.
 
 
Pódio final Cavalos Novos 8 Anos
 
 
 
FPH com fotos e informações ABCCH