O Campeonato Paulista 2025 de Jovem Cavaleiro e Sênior Top aconteceu entre 2 e 6/7 no interior do estado, mais precisamente nas belas instalações do Haras Agromen. Entre as cinco subdivisões disputadas, saltaram nas pistas Carbacan e Potencial 112 animais e 78 competidores, totalizando 136 inscrições.
O Paulista de Jovem Cavaleiro é composto pelas subdivisões Jovem Cavaleiro A (1,10/1,15m), Jovem Cavaleiro (1,20/1,25m) e Jovem Cavaleiro Top (1,30/1,35m). Entre os seniores, na ocasião, foram disputadas duas séries: Sênior Especial 1,20/1,25m e 1,30/1,35m. As outras subdivisões dessas categorias foram disputadas em outras datas.
Haras Agromen: um cenário sem igual
O comando do júri de campo ficou a cargo dos juízes Marcelo Alves Vasconcellos e Pedro Luiz Cordeiro dos Santos. Gabriel Pereira Malfatti e Rafael Ferrarez assinaram o desenho dos percursos. O evento contou pontos em dobro para o Troféu Eficiência 2025 e os conjuntos campeão e vice de cada categoria garantiram vaga para representar a FPH nos respectivos campeonatos brasileiros.
Show do hipismo no interior paulista
Jovem Cavaleiro A
A categoria contou com 37 inscritos e um desempate entre quatro concorrentes empatados sem faltas definiu o pódio. Giovanna Vaz Mello e SL Ilustre faturaram o título paulista no tempo de 35s57 com pista limpa. O conjunto representou o Doda Training Center.
Giovanna e SL Ilustre
Pelas cores da Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, Maria Eduarda Junqueira Netto conquistou o vice-campeonato com Expert ML, 4 pontos no tempo de 39s24.
Maria Eduarda e Expert ML
Pódio Individual Jovem Cavaleiro A
Campeã Giovanna Vaz Mello / SL Ilustre – Doda Training Center – 0pp
Vice Maria Eduarda Junqueira Netto / Expert ML – Sociedade Hípica de Ribeirão Preto – 0pp
3º Luiz Otavio Bressani Correa / Emily Polana – Hípica Villa Real – 0pp
3º Rafaella Marçal Porto / EC Pokahontas – Team Kareka – 0pp
5º Rafaella Marçal Porto / Plus Fine For – Team Kareka – 4pp
6º Catharina Benvenutti / Fox Josilmar – Doda Training Center – 4pp
Equipes
Campeã Sociedade Hípica de Ribeirão Preto - 4pp
Alana Garibaldi / Arezzo's Prince
Helena Minto Benedetti / Cascor GT
Maria Eduarda Junqueira Netto / Expert ML
Vice Doda Training Center - 8pp
Helena Ditt Marteleto / Nobu Pullman
Laura Freua de Oliveira / C-Tirana JMEN
Bruna Gimenes Gregolin / Quixote
Catharina Benvenutti / Fox Josilmar
3º Lugar Team Kareka - 8pp
Leonora de Nardi Costa Caputo / Calvim HV
Julia Penteado Sandrini / Land Quincy Star
Maria Eduarda Botelho Rosa Vianna / Robin Wood
Rafaella Marçal Porto / Plus Fine For
Jovem Cavaleiro
O campeonato da categoria Jovem Cavaleiro contou com 18 concorrentes e apenas um finalizou a competição sem penalidades. Representando o Clube Hípico Quinta da Baroneza, Olivia Pastore Vilela e Cassana C JMen II levaram o ouro.
Olivia e Cassana C JMen II
No desempate entre três duplas com uma falta, disputando a prata e o bronze, Luiz Otavio Bressani Correa e Henry Jota Aimaro terminaram sem faltas com o tempo de 35s13, faturando o vice-campeonato.
Luiz Otavio e Henry Jota Aimaro
Marcando 4 pontos perdidos no desempate, com o melhor tempo, 32s65, Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça levou o bronze montando Calezza di Pietra, pela Sociedade Hípica Paulista.
Camila e Calezza di Pietra
Pódio Final Jovem Cavaleiro
Campeã Olivia Pastore Vilela / Cassana C JMen II – Clube Hípico Quinta da Baroneza – 0pp
Vice Luiz Otavio Bressani Correa / Henry Jota Aimaro – Hípica Villa Real – 4pp
3º Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Calezza di Pietra – Sociedade Hípica Paulista – 4pp
4º Luana Pavan Segall / Coralina BR – Clube Hípico de Santo Amaro – 4pp
5º Olivia Pastore Vilela / Charmeur C JMen – Clube Hípico Quinta da Baroneza – 9pp
6º Fábio Ribeiro de Mendonça Pires de Campos / Cirrah JMen I – Agromen – 11pp
A categoria não teve disputa por equipes.
Jovem Cavaleiro Top
Largaram na categoria 7 conjuntos e a vitória foi da amazona do Clube Hípico de Santo Amaro, Cíntia Breda Lee, e seu fiel Caraibes, únicos a finalizar as três provas do campeonato sem faltas.
Cíntia e Caraíbes
Um desempate entre dois concorrentes com 4 pontos no campeonato definiu o restante do pódio. Victoria Pizzonia Simões Silva levou L'Esprit ao vice-campeonato pelo Team Kareka, ao finalizar sem faltas em 37s93.
Victória e L'Esprit
Logo atrás, o 3º posto foi de Eduardo Urbanski Almeida com Alvin Star SM, sem faltas em 38s73, representando o Clube Hípico de Santo Amaro.
Eduardo e Alvin Star SM
Pódio Individual Jovem Cavaleiro Top
Campeã Cíntia Breda Lee / Caraibes – Clube Hípico de Santo Amaro – 0pp
Vice Victoria Pizzonia Simões Silva / L'Esprit – Team Kareka – 4pp
3º Eduardo Urbanski Almeida / Alvin Star SM – Clube Hípico de Santo Amaro – 4pp
4º Julia Marostica Schwarz / Gina da Dom Bosco – Sociedade Hípica Jahu – 8pp
5º Victoria Bosso Mendes / Dinka – Hípica Manege Alphaville – 12pp
6º Matheus Riginik Sant’Anna / Carbaruth JMEN – Haras Cooper – 16pp
A categoria não teve disputa por equipes.
Sênior Especial - 1,20m
A categoria teve 22 participantes. Destes, seis finalizaram o campeonato sem penalidades, habilitando-se ao um desempate acirrado pelo título. Sagrou-se campeão o conjunto da Hípica Manege Alphaville, Cícero Faustino Barros e Ydalina Quiron, sem faltas, 33s12.
Pablo Gustavo dos Santos Reis foi o vice-campeão ao lado de Lord Cornet, pelas cores da Hípica Centaurus, também sem derrubes, em 34s26.
Tales Tofetti Rodrigues e Coupe D'Or JMen I ganharam a medalha de bronze, representando a Agromen, também terminando com pista limpa no desempate, em 35s92.
Pódio Individual Sênior Especial - 1,20m
Campeão Cícero Faustino Barros / Ydalina Quiron – Hípica Manege Alphaville – 0pp
Vice Pablo Gustavo dos Santos Reis / Lord Cornet – Hípica Centaurus – 0pp
3º Tales Tofetti Rodrigues / Coupe D'Or JMen I – Agromen – 0pp
4º Caio Tofeti Ortiz de Freitas / Corlinda JMen – Agromen – 0pp
5º Charlie Bays / Amelia Bom Viver – Doda Training Center – 0pp
6º José Luiz Guimarães de Carvalho / Royal Dance JMen – Sociedade Hípica Paulista – 0pp
A categoria não teve disputa por equipes.
Sênior Especial - 1,30m
Finalizando as disputas, a categoria principal do concurso teve a participação de 27 concorrentes, seis deles finalizaram a disputa sem penalidades, concorrendo ao desempate para definição do pódio individual.
Bruno Chaves Pessanha foi o grande campeão ao lado de Zermatt TW, pelo Haras Manoel Leão. Eles marcaram o menor tempo do desemapate, 37s92, sem faltas.
O vice-campeonato ficou com João Marcelo Monte Santos e Kind of Magic VA, pelas cores da Hípica Manege Alphaville, também sem penalidades, em 40s74.
Cícero Faustino Barros e Ariness Flores abocaram a medalha de bronze, também pelo Manege Alphaville, pista limpa, 41s67.
Pódio Individual Sênior Especial - 1,30m
Campeão Bruno Chaves Pessanha / Zermatt TW – Haras Manoel Leão – 0pp
Vice João Marcelo Monte Santos / Kind of Magic VA – Hípica Manege Alphaville – 0pp
3º Cícero Faustino Barros / Ariness Flores – Hípica Manege Alphaville – 0pp
4º Marco Polo Uchôa / Paris Pika – Haras Copa – 0pp
5º Everaldo Duarte Mendes / Orezzo do Cach – Team Kareka – 0pp
6º Everaldo Duarte Mendes / Idalgo de Prepinson – Team Kareka – 0pp
Equipes
Campeã Manège Alphaville Azul - 4pp
Cícero Faustino Barros / Ariness Flores
Mauricio Alejandro Zalles Meruvia / Abril Jibalou
João Marcelo Monte Santos / Baron Rouge JMen II
Vice Agromen Amarela - 12pp
Thiago Crivellari / C-Thayanna JMen
Joelcio Andrino Dias Junior / Danessa JMen I
Edison de Aguiar Coutinho / C-Sharon JMen I
3º lugar Team Kareka Verde - 13pp
Everaldo Duarte Mendes / Orezzo do Cach
Saulo Mendonça Marangoni / Herói AMS
Ruy Jacinto de Camargo Pacheco / Le Message du Père
FPH com fotos Carol Cotrim