O Paulistão FPH 2024 da categoria Master foi realizado entre 16 e 18 de agosto no Clube Hípico de Santo Amaro. No total, nas quatro subdivisões da categoria (1, 1,10, 1,20 e 1,30 metro) foram contabilizadas 84 conjuntos, que saltaram os percursos idealizados pelo armador Rafael Ferrarez na pista de areia principal da entidade, tendo na cadeira de presidente do júri de campo a juíza Roberta Milani.
A categoria Master é destinada a atletas amadores a partir de 42 anos. O torneio contou pontos com peso 2 para o ranking do Troféu Eficiência 2024 e os conjuntos campeão e vice de cada subdivisão garantiram vaga para representar São Paulo no campeonato brasileiro, com estabulagem reembolsada pela FPH após o campeonato. Para receber o reembolso, encaminhe o comprovante de pagamento por e-mail para faleconosco@fph.com.br em até 15 dias do final do campeonato brasileiro.
Master B - 1 metro
A categoria teve 30 participantes, dos quais três sem faltas foram ao decisivo desempate pelo título de campeão paulista individual. Com o melhor tempo e sem nenhuma penalidade, Daniel Rizardi Sorrentino garantiu a vitória marcando 33s62 no cronômetro montando Contara JMen. Ele representou o Manège Alphaville.
Daniel e Contara JMen
A 2ª colocação foi da premiada amazona do Team Kareka, Camila Gibin Mendes, Apresentando Noemy Itapuã ela cometeu um derrube no desempate, no tempo de 33s71.
Pódio com a família para Camila
Julie Caspari e Glen da Essência, representantes da Equipe Jailton de Hipismo, levaram o bronze para casa também com uma falta em 40s04.
Glen e Julie no galope da vitória
O restante do pódio foi formado por concorrentes com 4 pontos perdidos nas três provas do campeonato. Pelo critério de desempate, o 4º posto coube também a Camila, desta feita montando Baloteli. A 5ª colocação foi para Ricardo Leoni Maffei e Santo CHCP. Maria Claudia Amaral e Hiury Climber ficaram em 6º lugar.
Pódio Individual
Equipes
Campeã Team Kareka - 4pp
José Ricardo Flora / Quibelle TW
Camila Gibin Mendes / Baloteli
Miriam Maffei / SL Ingo
Ricardo Leoni Maffei / Fly Boy RCLI
Vice Clube Hípico de Santo Amaro Amarela - 8pp
Edélcio Aristeu de Paula Filho / Sam Fi Moinerie Guet
Maria Isabel Felix Penacal / An Lucky Way
Maria Claudia do Amaral / Hiury Climber
Caroline Pereira Cadore / Miss Coraggio AJM
3º Sociedade Hípica Paulista - 16pp
José Antônio Miguel Neto / Ygor do Feroleto
Luiz Eugenio Araujo Muller Filho / Sebastian GJ
Rachel Milre Skaf Buncanna / Stain Corradino
Ronaldo Milan / Care About Me
Master A - 1,10m
Entre os 22 concorrentes, seis terminaram as três provas do campeonato sem penalidades. No desempate pelo título paulista individual 2024, o cavaleiro da Hípica Boa Vista, Rodrigo Tolosa Rico, levou Fiesta V Overis Z ao topo do pódio com o excelente tempo de 30s56, pista limpa.
A comemoração de Rodrigo e Fiesta
Chegando logo atrás, em 30s73, Rodrigo Laurino de Araujo repetiu o excelente resultado de 2023 sagrando-se vice-campeão com seu fiel Cabannus JMen, também sem faltas. O cavaleiro do Team Kareka também conseguiu um percurso sem faltas com Chamber C JMen III no tempo de 32s74, ficando na 4ª colocação, por não poder acumular títulos, exatamente como aconteceu em 2023.
Katia com Cuszco, seu tratador e instrutora
O bronze então foi para a amazona da Sociedade Hípica Paulista, Katia Lara Loeb, que terminou em 33s82, sem faltas, montando Cuszco de Narcimont.
A 5ª colocação foi para a amazona da casa, Nina Franziska Babbe, também sem faltas com seu Inca Josilmar. Luis Renato Flora foi o 6º colocado montando Bridgit do Refugio.
Pódio Individual
Equipes
Campeã Clube Hípico de Santo Amaro Amarela - 0pp
Antônio Manoel Lopres Sanches / Quintero G
Ivan dos Santos Abrão / Cartino HCruz
Gilberto Junqueira Lopes / Lamborghini da Vista
Nina Franziska Babbe / Inca Josilmar
Vice Sociedade Hípica Paulista - 4pp
Camila Lunardelli Barreto / Claudine Cooper
José Vicente Marino / Donadoni BH
Katia Lara Loeb / Cuszco de Narcimont
Luis Eugenio Araujo Muller Filho / Lord Lucca JMen II
3º Team Kareka - 20pp
Luis Renato Flora / Bridgit do Refugio
Orlando Mendes Gonçalves Stedile / Ivana DVB
Rodrigo Laurino de Araujo / Cabannus JMen
Master - 1,20 metro
Foram 19 os inscritos na categoria e seis finalizaram a disputa sem faltas, retornando à pista para o desempate pelo título. Finalizando o percurso no menor tempo, 28s13, e sem faltas, sagrou-se campeão o cavaleiro da Equipe Jailton de Hipismo, Luis Ricardo Maçães Coutinho, que montou Din da Lagoa.
Comemoração de Luis Ricardo com seu instrutor e seu filho no pódio
O vice-campeonato foi para o cavaleiro do Manège Alphaville, Sven Klaus Schimpf, com Camelot Z, também sem penalidades, em 30s76.
Comemoração em família também para Sven
Ana Carolina Borja da Fonseca abocanhou o bronze com My Pleasure TW pela Sociedade Hípica Paulista, pista limpa em 32s08.
Bronze para Carol Borja e My Pleasure
Rodrigo Nunes de Melo levou a 4ª e a 5ª colocações, respectivamente com RBR Quick e Cassimiro E JMen II, representando o Team Kareka. O 6º posto foi de Karina Ivone Comastri Smith e Notorius das Umburanas, pelas cores da entidade anfitriã.
A categoria não teve disputa por equipes.
Pódio Individual
Master Top - 1,30 metro
A categoria contou com 13 concorrentes e teve vitória da tricampeã consecutiva Flavia Helena Junqueira Lopes montando Qualimar, que foi ao desempate pelo título contra mais um conjunto zerado no campeonato. Representando o Clube Hípico de Santo Amaro, ela obteve o excelente tempo de 31s58, sem faltas.
Flavia comemora a vitória com seu pai, seu tratador e Qualimar
Pelas cores da Sociedade Hípica Paulista, Gabriella Miguel foi a vice campeã montando Charmant C JMen, sem penalidades, no tempo de 33s01 no desempate.
Gabriella e Charmant C no tradicional galope da vitória
Com apenas um ponto perdido por excesso de tempo no segundo dia de prova, o cavaleiro da casa Rimantas Sipas e Umburanas Meso Blue PS ficaram com o bronze.
Rimantas recebe seu prêmio das mãos de seu instrutor
A 4ª colocação ficou com Roberto Podval e JLP Carenthus JMen I, uma falta, pela Hípica Paulista. Flávia subiu ao pódio também no 5º posto, desta vez com Crystal Santa Dalilla, 4 pontos perdidos. Cruiff Machado Prioste ocupou a 6ª colocação montando Polonaize HCruz, também com 4 pontos perdidos.
A categoria não teve disputa por equipes.
Pódio Individual
FPH com fotos: Duílio / Tupa Vídeo