O 10º Concurso de Salto Nacional 4* D'Maio no Clube Hípico de Santo Amaro, que este ano completa 90 anos, foi um sucesso. Fechando a competição no domingo, 11/5, a vitória no GP, a 1.50m, coube a Ivo Roza Filho apresentando Umburanas Night Star VD. Dos 38 conjuntos a postos, 11 habilitaram-se ao desempate, no qual seis voltaram a zerar o percurso idealizado pelo renomado desenhador de percursos Gabriel Malfatti.
Ivo Roza e Night Star a caminho da 1ª vitória da dupla em um GP (Felippe Saad)
Últimos a largar por terem sido o conjunto mais rápido no percurso inicial, Ivo e Umburanas Night Star VD, égua sela-belga de 11 anos, foram perfeitos: pista limpa, na incrível marca de 37s56, único conjunto a andar abaixo dos 41 segundos. Na 2ª e 3ª colocação aparecem dois produtos Brasileiro de Hipismo do Haras Agromen. Apresentando Cornet Phaeton JMen, de 13 anos, José Luiz Guimarães de Carvalho registrou a marca de 41s63, resultado que lhe garantiu o vice. Já o 3º posto coube a Luis Gustavo Godinho montando Cezanna C JMen, BH de 13 anos, 42s13.
Ivo Roza Fº e Night Star Umburanas no merecido galope da vitória (Felippe Saad)
"A Night Star é muito rápida, então eu acho que o mérito maior é dela e deu tudo certo: o desempate encaixou bem e foi perfeito. Eu estou muito feliz", destacou o campeão. "Sou muito agradecido à Thereza Tourinho, titular do Haras Umburanas, por ter trazido essa égua da Europa. Eu monto a Night Star há dois anos, a gente fez uma temporada nos Estados Unidos no ano passado e agora, em 2025, a gente está aqui nessa missão no Brasil. Esse GP de 1.50m foi a prova maior que ela já ganhou. A gente iniciou a temporada um pouquinho mais tarde e começar com vitória é muito legal e gratificante."
Ao todo, o CSN D'Maio distribuiu 310 mil reais em premiação, dos quais 120 mil foram destinados ao GP. "O D Maio foi um grande concurso, com 2,1 mil participações em três pistas. Agora, desde já, convidamos a todos para o Internacional e Nacional de Saltos em setembro, em comemoração aos 80 anos do Clube", destacou o anfitrião Francisco Mari, presidente do CHSA.
Pódio Grande Prêmio
Campeão Ivo Roza Filho / Night Star VD - FPH - 0/37s56
Vice José Luiz Guimarães de Carvalho / Cornet Phaeton JMen - FPH - 0/41s63
3º Luis Gustavo Godinho / Cezanna C JMen - FPH - 0/42s13
4º Cicero Faustino Barros / Cassino Blue HR JA - FPH - 0/43s26
5º Michel Mascioli Liddle / Vegas Breaker BR - FPH - 0/46s16
6º Gabriel Kayan Soares Magalhães / Expecto du Vieux Chateau do Santo Antônio - FHMG - 0/46s46
No sábado, em 11/5, a Copa Ouro, a 1.40m, foi o ponto alto do concurso. Devido à forte chuva que caiu em São Paulo, ao final, dos 79 conjuntos inscritos, 53 largaram na competição. O nível técnico foi bom e sete habilitaram-se ao desempate em que três voltaram a zerar a decisão idealizada por Gabriel Malfatti.
Sempre competitivo, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, um dos mais premiados ginetes em atividade no país, levou Casillero JMen, garanhão westfalen de 11 anos de propriedade do Haras Agromen, à vitória, cruzando a linha de chegada em 36s85, com quase quatro segundos de vantagem.
Zé Roberto e Casillero JMen vitória na Copa Ouro do CSN D Maio 2025 (Felippe Saad)
O vice foi de Eric Zorzetto com Samurai GFC, Brasileiro de Hipismo (BH) de 10 anos, seguido pelo jovem talento Lucca Correa Nespoli com Quebek Tok (IA), BH de 14 anos, que zeraram, respectivamente, em 40s62 e 41s60. Todos representando São Paulo.
Em setembro de 2025, na semana da Pátria, um Concurso Internacional e Nacional será o auge temporada na comemoração dos 90 anos do clube, que além da mais completa estrutura para prática do hipismo se mantém com uma área de preservação ambiental única na zona sul da capital paulista.
Pódio Copa Ouro
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Casillero Jmen - FPH - 0/36s85
Vice Eric Zorzetto / Samurai GFC - FPH - 0/40s62
3º Lucca Correa Nespoli / Quebec Tok (IA0 - FPH - 0/41s60
4º Artemus de Almeida / Kaiser JMen II - FPH - 4/39s09
5º Mauricio Alejandro Zalles Meruvia / Cyrana C JMen II (TE) - FPH 4/45s04
6º Bernardo Braga de A. Pereira / Web Horse Calvano C JMen V - 4/46s11
Com a fonte: Imprensa CBH e fotos Felippe Saad