São Paulo traz 4 ouros, 1 prata e 2 bronzes do CBS Amadores 2022

27/06/2022 as 08:05
Aconteceu nesta última semana, de 22 a 26/07, o Campeonato Brasileiro de Amadores na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. As equipes e os atletas paulistas saíram-se muito bem trazendo para casa nada menos que quatro ouros, uma prata e dois bronzes, em uma campanha das mais extraordinárias dos últimos anos.
 
Os integrantes das equipes da FPH foram formados pelos campeões e vice-campeões paulistas 2022 e por dois membros escolhidos pela comissão técnica e terão a estabulagem do animal reembolsada pela FPH. O chefe das equipes da Federação Paulista de Hipismo foi Daniel de Mello Gobbo.
 
Uma das melhores campanhas paulistas em CBS, em que São Paulo esteve presente nos pódios de todas as categorias
 
Estiveram presentes no disputado campeonato 291 conjuntos de diversas federações brasileiras saltando os percursos assinados pelo course designer Rafael Ribeiro Ferrarez, nas duas pistas da tradicional entidade carioca. Em disputa, os títulos individuais e por equipes nas séries Amador Top - 1,30m, Amador - 1,20m, Amador A - 1,10m e Amador B - 1 metro, todas para atletas não profissionais a partir de 22 anos de idade.
 
São Paulo no desfile das equipes
 
Amador Top
 
A grande campeã entre os 48 Amadores Top foi a dupla imbatível Flavia Helena Junqueira Lopes e Crystal Santa Dalila, que levaram para casa mais um título após emocionante desempate entre seis concorrentes sem faltas nos três dias do campeonato. Flavia e Crystal voltaram a zerar o percurso em 33s57 garantindo o ouro por São Paulo. No dia anterior, elas também subiram ao pódio pela equipe, na 2ª colocação.
 
Flavia e Crystal, um dos conjuntos amadores mais premiados da atualidade
 
O vice-campeonato ficou com a amazona do Paraná, Jéssica Carvalho de Sá com Dorothy, também sem faltas em 34s16. Com o tempo de 35s18, sem penalidades, Alexandre Vidal Nogueira e LM Holanda ficaram com a 3ª colocação pelas cores de Brasília.
 
Pódio final
Campeã Flavia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila - FPH - 0pp
Vice Jéssica Carvalho de Sá / Dorothy - FPrH - 0pp
3º Alexandre Vidal Nogueira / LM Holanda - FHBr - 0pp
4º Jéssica Carvalho de Sá / VHL Calinda TW - FPrH - 0pp
5º Marco Antonio Modesto Filho / Zorrera 3K - FHBr - 0pp
6º Gustavo Mourão / Mourão Horses Touch of Class JMen - FHBr - 0pp
 
Entre as cinco equipes participantes, a de São Paulo ficou atrás somente da de Brasília por critério de desempate. Ambas duelaram percurso a percurso e terminaram sem penalidades. Brasília levou o ouro, a Federação Paulista ficou com a prata e a Paranaense com o bronze.
 
Pódio Equipes
 
Campeã FHBr - 0pp
 
Vice FPH - 0pp
Carolina Aulicino Maciel / Campitello
Bruno Christiani Limongi / Thara JMen III
Tiago Claro Figueira da Vinha / Casall Flores
Flavia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila
 
3º lugar FHPr - 8pp
 
Amador
 
Mais um super acirrado desempate pôs fim às disputas da categoria Amador, que contou com 76 concorrentes. Voltaram para a decisão ao cronômetro nove conjuntos sem faltas nas quatro passagens do campeonato e a vitória ficou com a a amazona de Brasília, Flavia Mello de Azevedo que montou Manège RM Kalmia Equiprime, sem faltas no excelente tempo de 27s33.
 
Pelas cores da casa, Patricia Vianna e Chiara JMen W sagraram-se vice-campeãs em 27s94, sem penalidades. Já pelo Paraná, Eloiza Moro Gesuato levou Zenz Western JCR Silverstar à 3ª colocação marcando 29s57.
 
A FPH esteve muito bem representada na pódio com três amazonas na 4ª, 5ª e 6ª colocação, respectivamento por Maria Fernanda Trabulsi e Carthano JMen, campeões em 2021, Renata Scafuro montando I Pony e Paula Rodrigues de Sá com Caliantho JMen, todas terminando zeradas o desempate.
 
Pódio final Amador
Campeã Flavia Mello de Azevedo / Manège RM Kalmia Equiprime - FHBr - 0pp
Vice Patricia Vianna / Chiara JMen W - FEERJ - 0pp
3º Eloiza Moro Gesuato /Zenz Western JCR Silverstar - FPrH - 0pp
4º Maria Fernanda Martinelli Trabulsi / Carthano JMen - FPH - 0pp
5º Renata Scafuro / I Pony - FPH - 0pp
6º Paula Rodrigues de Sá / Caliantho JMen - FPH - 0pp
 
 
Na disputa por equipes, o time FPH subiu ao topo do pódio, sem nenhum ponto perdido, assim como a equipe do Rio de Janeiro e a do Paraná. Porém, o ouro ficou com São Paulo pelo critério de desempate, entre as sete equipes participantes.
 
Pódio Equipes
 
Campeã FPH - 0pp
Renata Scafuro / I Pony
Katharina Afrange Tuch / Horse a Porter Pronkensberg´s Sandro
Maria Fernanda Martinelli Trabulsi / Carthano JMen
Luiz Henrique del Cistia Thonon / Dark Stone
 
Vice FEERJ - 0pp
 
3º lugar - FPrH - 0pp
 
Amador A
 
Nada menos que 81 inscritos disputaram a categoria, sete deles chegando ao final sem penalidades, sendo que seis voltaram a zerar o percurso. A estrela do super competitivo conjunto paulista Ariê Carneiro e Brisa D.O. brilhou mais forte e eles garantiram o ouro em um desempate impecável com o mais rápido tempo da prova, 32s69.
 
Ariê e Brisa comemorando a vitória
 
Em 2º lugar chegou Hannelyze Wagner com Anis das Cataratas, 34s12, e em 3º Bianca Vieira Costa com Madoxx, 34s92, respectivamente pelo Paraná e Espírito Santo. Da 4ª colocação em diante só deu São Paulo: Luiza Maffei e Chandora JMen, 37s96 em 4º, Rodrigo Laurino de Araújo e Cabannus JMen, 38s35 em 5º, e Giancarlo Aquino / Horselles Stables Farandula, 42s57 em 6º lugar.
 
Pódio final
Campeão Ariê Carneiro / Brisa D.O. - FPH - 0pp
Vice Hannelyze Wagner / Anis das Cataratas - FPrH - 0pp
3º Bianca Vieira Costa / Madoxx - FHES - 0pp
4º Luiza Maffei / Chandora JMen - FPH - 0pp
5º Rodrigo Laurino de Araújo / Cabannus JMen - FPH - 0pp
6º Giancarlo Aquino / Horselles Stables Farandula - FPH - 0pp
 
São Paulo foi bronze por equipes computando apenas uma falta no campeonato, mesma pontuação de Minas Gerais, que ganhou a prata pelo critério de desempate. O time do Paraná foi campeã sem pontos perdidos.
 
Pódio Equipes
 
Campeã FPrH - 0pp
 
Vice FHMG - 4pp
 
3º lugar FPH - 4pp
Paulo Eduardo Rangel Credidio / Zuleika HT
Luiza Maffei / Chandora JMen
Ariê Carneiro / Brisa D.O.
Maria Perez Coelho Bento / The Jump Box Wimbledon TF
 
Amador B
 
Na categoria Amador B mais um título para São Paulo! Luis Renato Flora e seu Castelli 5 zeraram as quatro passagens e mais o desempate, disputado por 10 concorrentes entre os 86 que partiram no primeiro dia. Voando baixo e zerando mais uma vez, Luis Renato e Castelli sagraram-se campeões com o menor tempo do desempate, 34s73.
 
 
O merecido prêmio para Luis Renato e Castelli
 
A prata ficou com o Rio de Janeiro com Gabriela Franco e Natividade, 35s32, e o bronze foi de Roberta Diener com Xyzzy do Feroleto, 36s13, por Santa Catarina. Na 4ª colocação chegou o representante paulista Renan Laurino de Araújo apresentando Cassilano JMen X, 36s66. Fernanda Nagy Granero e Solar do Engenho JJ ficaram em 5º lugar também sem faltas por São Paulo, no tempo de 39s22.
 
Pódio final
Campeão Luis Renato Flora / Castelli 5 - FPH - 0pp
Vice Gabriela Martins Franco / Natividade - FEERJ - 0pp
3º Roberta Diener / Xyzzy do Feroleto - FCH - 0pp
4º Renan Laurino de Araújo / Cassilano JMen X - FPH - 0pp
5º Fernanda Nagy Kovalski Granero / Solar do Engenho JJ - FPH - 0pp
6º Lisa Michelle Tosto / NG Axel Rose - FHB - 0pp
 
Entre as oito equipes participantes, a paulista mais uma vez conquistou o bronze. O título de campeão foi para o time da casa, sem penalidades, ficando a equipe do Ceará e de São Paulo empatadas com 8pp, o Ceará sendo vice-campeão por critério de desempate.
 
Pódio Equipes
 
Campeã FEERJ - 0pp
 
Vice FEC - 8pp
 
3º lugar FPH - 8pp
Renan Laurino de Araújo / Lamendor JMen
Fernanda Nagy Kovalski Granero / Solar do Engenho JJ
Antonio José Povoa Vilela / Calimera Santa Cecília
Luis Renato Flora / Flames SI
 
 
FPH com fotos cedidas e reprodução mídias sociais dos atletas / 2Clac