Neste domingo (27), Yuri Mansur, montando Miss Blue-Saint Blue Farm — égua de criação nacional —, conquistou uma das maiores vitórias de sua carreira ao vencer o GP5* 1,60m do tradicional Le Grand Parquet, em Fontainebleau, na França. A dupla, que integrou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, confirmou o favoritismo em uma disputa de alto nível.
Dos 50 conjuntos inscritos, 11 avançaram ao desempate e seis terminaram a prova sem faltas. O percurso foi assinado pelo francês Gregory Bodo, um dos course-designers dos percursos olímpicos em Versailles.
Yuri Mansur e Miss Blue Saint-Blue Farm a caminho da vitória (Luis Ruas)
No desempate, Yuri e Miss Blue-Saint Blue Farm, filha de Chacco Blue e Magnolia Mystic Rose, completaram mais um percurso perfeito em 41s52, garantindo a vitória e um prêmio de 50 mil euros (cerca de R$ 323 mil), de um total de 200 mil euros distribuídos.
O belga Gregory Wathelet, com Bond Jamesbond de Hay, ficou com o vice-campeonato, seguido por seu compatriota Gilles Thomas, montando Ermitage Kalone. Ambos também terminaram sem faltas, com tempos de 41s58 e 41s67, respectivamente.
Yuri e Miss Blue Saint-Blue Farm ovacionado pelo público em Fontainebleau (Luis Ruas)
"Eu sabia que a Miss Blue era especial. Sem dúvida, é o melhor cavalo que já montei", comemorou Yuri, atual 53º colocado no ranking mundial. "No desempate, fiz o melhor que pude e ela correspondeu. Diante do nível dos concorrentes, tive que arriscar ao máximo."
Com a fonte Imprensa CBH; fotos: Luis Ruas