Emocionante vitória de Marcello Ciavaglia no GP Internacional do Indoor

03/11/2020 as 11:17
Na noite do domingo, 1/11, o GP Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho, a 1.40/1.60m, disputado em duas voltas, encerrou o 30º Concurso de Salto Internacional - CSI-W Indoor na Sociedade Hípica Paulista. Sagrou-se campeão Marcello Ciavaglia, carioca radicado em São Paulo, com GR Garuda, égua de criação nacional de 12 anos, com duplo zero em 46s83. A disputa foi válida como etapa seletiva da liga sul-americana para Final da Copa Mundo 2021 e 4ª de 9 etapas etapa do ranking brasileiro senior top e ainda como qualificativa olímpica. Com o resultado de hoje, Marcello, que também venceu a qualificativa do GP, em 30/11, assumiu a liderança do ranking brasileiro senior top 2020.
 
Pódio do GP Indoor 2020 com muito estilo
 
Dos 24 conjuntos na 1ª volta, conforme a regra, os 12 melhores foram para 2ª e decisiva volta, entre os quais, oito sem faltas. A destacar que todos os conjuntos zerados registraram um índice técnico olímpico, lembrando que para garantir qualificação técnica para os Jogos são necessários dois índices quando a chamada do evento é de nível 2*.
 
Marcello, bicampeão do GP Indoor, e Garuda, BH de 12 anos
 
O vice-campeonato ficou com o cavaleiro de São Paulo Antonio Fortino, que montando Protocolo zerou nos dois percursos em 48s77, conquistando assim um dos títulos mais importantes de sua carreira.
 
Vice com gosto de ouro para Tony Fortino e Protocolo
 
Em 3º lugar chegou a top catarinense Mariana Cassettari com Ana Carol Ipiranga, que também fez dois percursos perfeitos, em 50s64.
 
Mariana Cassetari e Ana Carol
 
"Quando a Garuda passou o número 1 da 2ª volta eu já tinha certeza que ela ia fazer zero e me dar condições de arriscar um pouco mais. Ela deu dois toquinhos suaves durante a pista, mas como eu fui o último, tive uma grande vantagem de poder ver todo mundo antes. Eu monto a Garuda há pouquissimo tempo, é uma égua que foi muito bem formada pelo ginete André Nascimento. Peguei a égua praticamente pronta e só estou colhendo os louros", destacou Marcellinho, que deixou um recado para os fãs e todos que o apoiaram.
 
Marcello e Garuda saúdam o público
 
"Um beijo grande para todo mundo, agradeço aos proprietários dos cavalos que monto que sempre me deram grande apoio. Um muito obrigado especial à proprietária da Garuda, a Monique Looman, aos proprietários do Cartouche e também aos proprietário do Haras RJ que sempre me deram apoio e fizeram com que eu tivesse visibilidade. Sou muito a grato a todos que me apoiaram", acrescentou o bicampeão que agora leva o Troféu Transitório Jayme Loureiro Filho e se for tri terá posse definitiva do mesmo. "E fizemos índice olímpico, mantendo assim a minha meta", concluiu.
 
Completando a rodada dos conjuntos sem faltas no GP o cavaleiro olímpico Stephan Barcha com Atomic des Luthiers garantiu o 4º posto, 50s90. Em 5º lugar chegou o também olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tetracampeão do GP Indoor 2010/2017/2018/2019, que montando Azrael W fez o melhor tempo da 2ª volta, 46s54, mas com uma falta.
 
Zé Roberto e Azrael, sempre em grande forma
 
Já a 6ª colocação coube ao jovem talento da casa Thales Marino com Deauville, também com uma falta na 2ª volta, 46s54. A disputa distribuiu R$ 120 mil em premiação.
 
O ranking brasileiro senior top 2020 tem 9 etapas e a próxima é novamente na Sociedade Hípica Paulista, 19 a 22/11, na Copa São Paulo que acontece simultaneamente ao Campeonato Brasileiro de Seniores.
 
O jovem Thales Marino, já dando trabalho aos cavaleiros mais experientes
 
Perfil Marcello Ciavaglia
 
Um cavaleiro diferenciado. É o que pode se dizer de Marcelo Ciavaglia, 43 anos, carioca da gema e um dos nomes em ascensão no cenário hípico nacional. Outro diferencial de Ciavaglia em relação a outros cavaleiros é sua origem. Dos três aos oito anos morou em uma gruta improvisada pelo pai na praia da Macumba na capital fluminense, junto a favela Terreirão no Recreio dos Bandeirantes.
 
As mudanças começaram a acontecer quando o pai, Décio Antonio Ciavaglia foi trabalhar como tratador de cavalos em um haras. Marcelo, que até então tinha medo de montar, passou a ter aulas de equitação em troca de trabalho. Descobriu ali a vocação para o esporte e além de competidor também virou professor. E os cavalos levaram o rapaz para longe: México e Itália foram dois dos destinos. Nesta escola da vida, o garoto carioca que estudou até o fundamental aprendeu a falar outros quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e italiano.
 
Aquele momento do banho de champagne
 
O ano de 2019 também foi especial para Marcello Ciavaglia contabilizando vitórias em GPs em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, quando faturou a Copa Ouro e o 31º Troféu Perpétuo Roberto Marinho de Hipismo na Sociedade Hípica Brasileira. No final da temporada foi vice campeão brasileiro sênior top e também vice no ranking brasileiro, na categoria de mais alto rendimento do Salto.
 
Pódio GP Indoor 2020
 
Campeão Marcello Ciavaglia / GR Garuda - BRA - 0/0 - 0/46s83
Vice Antonio Fortino Neto / Protocolo - BRA - 0/0 - 0/48s77
3º Mariana Cassettari /Ana Carol Ipiranga - 0/0 - 0/50s64
4º Stephan Barcha / Atomic des Luthiers - 0/0 - 0/50s90
5º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W - BRA - 0/4 - 4/45s13
6º Thales Gabriel de Lima Marino / Deauville - Brasil - 0/4 - 4/46s54
 
 
Agenda Ranking Brasileiro Senior Top 2020
 
5ª Etapa Campeonato Brasileiro Senior Top - SHP - 19 a 22/11
6ª Etapa CSI-W Rio de Janeiro - SHB - 25 a 29/11
7ª Etapa CSN Top Riders - SHP - 3 a 6/12
8ª Etapa CSN de Dezembro - CHSA - 9 a 13//12
9ª Etapa CSN Santo Amaro - CHSA - 16 a 20/12
 
 
Fonte: CBH com colaboração SHP; fotos: Luis Ruas