CCE estreia no Clube Hípico de Santo Amaro em 1º de maio

28/04/2021 as 08:28
A 1ª etapa do Troféu Eficiência de Concurso Completo de Equitação (CCE), ou Hipismo Completo, já tem data certa para acontecer. O torneio será realizado no Clube Hípico de Santo Amaro, dias 1º e 02 de maio, em conjunto com a Copa Santo Amaro de CCE.
 
No entanto, para o atleta pontuar para o ranking do Troféu Eficiência, cavalo e cavaleiro deverão estar devidamente cadastrados na FPH e com o pagamento da taxa de registro em dia no momento da inscrição. Categorias das séries Nível 50, 75 e 90 cm estão isentos do pagamento das taxas de anuidade, mas devem estar registrados na FPH. Além das categorias já citadas, haverá disputa também nas séries Nível 1, 2 e 3*.
 
Muita adrenalina na prova de cross country
 
A modalidade que é considerada um triatlo equestre - com provas de adestramento, salto e cross country - passa por uma retomada nas competições na capital do estado, estando anteriormente mais concentrada no interior. "A expectativa é que tenhamos nessa volta das provas oficiais em São Paulo um concurso com grande participação dos competidores", comenta Leonardo Vani Fernandes, diretor de Hipismo Completo que assumiu o cargo junto com a nova gestão da FPH. "Em 2021 devemos ter quatro etapas do Troféu Eficiência no Clube Hípico de Santo Amaro, que possui uma estrutura completa para a prática, uma no 13º Regimento de Cavalaria de Pirassununga e uma na Hipica Vidotto, em Tietê. A Taça Paulista já tem data marcada para dias 3 e 4 de julho e o Campeonato Paulista deve acontecer no final do ano em Ribeirão Preto ou no CHSA".
 
Submissão e precisão são essencias na prova de adestramento
 
Esse retorno à capital trouxe novos adeptos à modalidade, que é cheia de desafios e emoções e desenvolve uma relação de verdadeira confiança entre cavalo e cavaleiro. "Desde que o CCE retomou as atividade no CHSA com provas internas em 2020, tivemos uma procura de cavaleiros do Salto e Adestramento, tais como as amazonas Andrea Muniz, Lourdes Monteiro e Ingrid Prioste, e os cavaleiros Rafael Ribeiro, Pedro Maia, Kaiky Gandolfi e Vinicius Miranda", conta Leonardo, ele mesmo adepto da modalidade. "Eu escolhi o CCE pois gosto muito do cross country: o desafio de saltar obstáculos naturais como troncos, valetas, rios, banquetas em alta velocidade gera uma adrenalina muito maior do que outras disciplinas. E também porque trabalha muito o relacionamento homem x cavalo. Como envolve adestramento, cross country e salto o conjunto tem que desenvolver uma maior comunicação e versatilidade pois o animal precisa ser limpo no salto, franco, veloz e resistente no cross e submisso e preciso no Adestramento", explica o Diretor.
 
Para ajudar aqueles que estão iniciando nessa modalidade olímpica, um treino na pista de cross está agendado no próprio sábado, 01/05, após a prova de Adestramento, entre 15 e 16hs. A passagem do Adestramento começa às 8h00 e a prova de Salto acontece a seguir. No domingo, 02/05, os conjuntos competem no cross a partir das 9h00.
 
As inscrições nessa 1ª etapa devem ser feitas até as 18hs de quinta-feira, 29/04, diretamente no CHSA pelos emails cce@chsa.com.br ou salto@chsa.com.br. Para fazer ou regularizar seu cadastro entre em contato pelo email faleconosco@fph.com.br
 
 
 
 
FPH com fotos cedidas