Pedro Costa, Rafaela, Pedro Haddad e Gabriela vencem o 1º Julgamento Técnico

03/07/2021 as 07:16
A 1ª etapa de 2021 do Ranking do Julgamento Técnico aconteceu no último sábado, 03/07, durante a Taça Paulistão de Salto Iniciante, entre 02 e 04/07, no Clube Hípico de Santo Amaro. Foi uma grande oportunidade para os atletas iniciantes na modalidade Salto de serem observados e analisados em um julgamento que acontece em paralelo ao tradicional - que é baseado no tempo ideal e faltas - e com premiação separada.
 
A competição contou com três juízas: a diretora de Salto do Clube Hípico de Santo Amaro, amazona e instrutora renomada Camila Messias, na série Principal; a experiente amazona Karina Ivone Smith, que participou da implementação do Julgamento Técnico em sua primeira versão na ocasião em que foi diretora de Salto da FPH, na série Intermediária; e Lucíola Barbosa, amazona e ex-instrutora da escola do CHSA e da Sociedade Hípica Catarinense, que julgou as séries Aspirantes e Preliminar.
 
"Observando hoje os iniciantes notei uma grande melhora no nível técnico dos conjuntos desde a época em que começamos com o Julgamento Técnico. Percebi os cavaleiros mais conectados com os animais e mais atuantes no percurso e menos preocupados com o tempo ideal", comentou Karina Smith. "Claro que a gente vê alguns problemas de condução, mas é natural, estão começando no esporte."
 
O evento com participação recorde teve patrocínio da ABCCH, Horse Men, Haras Josilmar, Rancho São Gabriel e Haras Rosa Mística
 
São avaliados no Julgamento Técnico os fundamentos básicos da equitação: ritmo e cadência do animal, traçado durante o percurso e execução das linhas, atitude do cavaleiro na abordagem dos obstáculos e durante o percurso de forma geral, posição do cavaleiro sobre o cavalo e suas ajudas.
 
Confira abaixo quais foram os mais pontuados nessa primeira etapa do Julgamento Técnico. Aguarde em breve o ranking completo.
 
Na série Aspirantes, Pedro Costa e Beatriz Taniguchi empataram com 24 pontos, porém Pedro teve nota 5 no quesito Posição do Cavaleiro, contra 4,5 de Beatriz, o primeiro critério de desempate. Os dois representam o Centro Hípico Granja Viana. Os demais integrantes do pódio terminaram com a nota 23,5 de um total de 25 e foram desempatadados também no quesito Posição, que deu a 3ª colocação para Sofia Junqueira, do Centro Hípico Agromen.
 
Julgamento Técnico Aspirantes - 0,40 metro
 
1º lugar Pedro de Paula Costa / Estanho - CHGV - 24 pontos
2º lugar Beatriz Trindade Taniguchi / Crystal Blessed - CHGV - 24 pontos
3º lugar Sofia Junqueira Ribeiro de Mendonça / Spartakus JMen - CHAG - 23,5 pontos
4º lugar Manuella Ferreira de Freitas / Safira - CHS - 23,5 pontos
5º lugar Valentina M. Filipelli Antonio / FG Princesa - CHCAPI - 23,5 pontos
6º lugar Alana Cristina Simião Sango / Caramelo HVR - HVR - 23,5 pontos
 
 
Com 25 pontos, a maior nota possível, Pedro Haddad foi o grande vencedor da série Preliminar, atendendo todos os requisitos. Empatada com 24,5 pontos com outros dois concorrentes, Giulia Garcia ficou em 2º lugar pelo critério de desempate. Os dois conjuntos saltaram pelas cores do Centro Hípico Terras de São José. Em 3º lugar chegou Lívia Bueno do Centro Hípico RA.
 
Julgamento Técnico Preliminar - 0,60 metro
 
1º lugar Pedro Haddad Oncins / MC Queen - CHTSJ - 25 pontos
2º lugar Giulia Ramos Garcia / Charlotte - CHTSJ - 24,5 pontos
3º lugar Livia Bueno Martha de Souza / Maria Bonita - CHRA - 24,5 pontos
4º lugar Sofia Brazil Furtado Garcia / Charlotte - CHTSJ - 24,5 pontos
5º lugar Lucas dos Reis Carneiro Silva / Maggie des Champs JF - MA - 24 pontos
6º lugar Rayssa Rossi Prates / Boy - CHAS - 24 pontos
 
 
Rafaela Feres venceu a série Intermediária com a ótima marca de 23,5 pontos. A amazona monta no Centro Hípico Terras de São José. Já a 2ª colocada, Gabriele Cardoso, teve nota 20,8 pelo Centro Hípico Capi. Catarina Schincariol ficou em 3º lugar com 19,5 pelo critério de desempate representando também o Terras de São José.
 
Julgamento Técnico Intermediária - 0,80 metro
 
1º lugar Rafaela Wolf Feres / Xenon - CHTSJ - 23,5 pontos
2º lugar Gabriele Eduarda da França Cardoso / Playboy - CHCAPI - 20,8 pontos
3º lugar Catarina Vendrami Schincariol / Netuno da Estância - CHTSJ - 19,5 pontos
4º lugar Ana Julia Angelotti Ribeiro / Barão da Leopoldina - CHHF - 19,5 pontos
5º lugar Julia Pereira de Azevedo / TCL Bento HVR - HVREAL - 19 pontos
6º lugar Wanessa Alessandra Ruiz Scala / Ator CLasi - CHCAPI - 19 pontos
 
 
Na série Principal, teve dobradinha do Terras de São José com Gabriela Barbara, vencedora com a ótima nota de 23,9, e Sofia Galutti, com 23,5 pontos. Marcando 22,5, Emma Wehrmann chegou em 3º lugar pela entidade anfitriã.
 
Julgamento Técnico Principal - 0,90 metro
 
1º lugar Gabriela Coelho Barbara / Quatour du Coutol - CHTSJ - 23,9 pontos
2º lugar Sofia Nogueira Galutti / Xenon - CHTSJ - 23,5 pontos
3º lugar Emma Wehrmann / Christino - CHSA - 22,5 pontos
4º lugar Leonardo José Miranda Tomino / Xitara RI - MA - 22,3 pontos
5º lugar Cleo Cesnik Peçanha de Souza / HS Balliem MCia - CHSA - 21,9 pontos
6º lugar Maria Clara Xavier Wildmer / Revel - CHS - 21,8 pontos

 

Fotos: Rafael Coli. Apoio: