Raphael Leite é campeão Brasileiro Senior e Renato Arantes vence Senior Especial

26/10/2021 as 09:45
 
Entre 21 e 24/10, foram definidos os Campeonatos Brasileiros Senior (1.40/1.45m) e Senior Especial (1.30/1.35m), marcado por boas disputas e decisões acirradas na Sociedade Hípica Paulista. Na categoria Senior, Raphael Machado Leite, paraibano radicado em São Paulo e integrante da equipe do Haras Império Egípcio, dominou o placar sagrando-se campeão com Hilde Império Egípcio com 0,98 pontos perdidos pela classificação na 1ª prova julgada pela Tabela C. Pela contagem também seria vice-campeão com Kripton Pullmann Império Egípcio com o qual, conforme a regra de não poder acumular títulos entre os três primeiros lugares, fechando em 4º lugar com apenas 2,83 pontos, também da classificação da 1ª prova.
 
Raphael se emociona com a vitória sobre o dorso de Hilde Império Egípcio
 
Dentre os 26 conjuntos que iniciaram a competição, somente três viraram com menos de uma falta para o GP Final sob dois percursos distintos: Raphael com suas duas montarias e a premiada dupla paulista Juliano Loureiro Carlos com WS Kandanora Z, que acabou pisando no rio (salto sobre água) no 2º percurso do GP Final, terminando com 7,41 pontos perdidos (pp), resultado que veio a lhe garantir o vice-campeonato.
 
Juliano e Kandanora em ação
 
Já Raphael zerou os dois percursos com Kripton Pullmann Império Egípcio e já era campeão brasileiro quando largou com Hilde Império Egípcio, com a qual também venceu a prova (valendo o melhor tempo do 2º percurso). O top paranaense Felipe Juares de Lima com Avatar Montana completou o pódio na 3ª colocação com apenas oito pontos trazidos do segundo dia.
 
"Foi uma emoção muito grande, campeonato sempre tem muita adrenalina e pressão. Cheguei liderando na final com as duas montarias, mas os outros adversários estavam muito na cola, qualquer erro estragaria o campeonato. Foi meu primeiro Campeonato Brasileiro, nunca acompanhei as categorias e conseguir terminar assim é inacreditável. Muito gratificante!", garantiu emocionado Raphael, 35, que essa semana disputa o Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), entre 26 e 31/10, novamente na Hípica Paulista. "Agora vou para o meu segundo Brasileiro, em uma nova altura, mas já com muito mais confiança e uma bagagem gigantesca dessa semana para minha carreira."
 
Pódio Brasileiro Senior
 
Campeão Raphael Machado Leite / Hilde Império Egípcio - FPH - 0,98 pontos perdidos (pp)
Vice Juliano Loureiro Carlos / WS Kandanora Z - FPH - 7,41 pp
3º Felipe Juares de Lima / Avatar Montanda - FPrH - 8 pp
4º Raphael Machado Leite / Kripton Pullman Império Egípcio - FPH - 2,83 pp
5º Marcos Antonio da Costa Ribeiro Junior / Princess de Revel - FPH - 9,33 pp
6º Fernando José de Assis Costa / Ephese Ste Hermelle - FPH - 9,46 pp
 
 
Na Final do Brasileiro de Senior Especial, a 1.30/1.35m, dentre 59 concorrentes, nove viraram com menos de uma falta para a 3ª e última prova, entre os quais três voltaram a garantir dois percursos sem faltas no GP Final. Último em pista, o experiente ginete Renato Junqueira Arantes apresentando o animal BH Zarabatana 3K Império Egpício sagrou-se campeão com pista limpa, 53s44, deixando João Paulo Gouvea com o vice-campeonato sobre o dorso da também BH Doria One Mystic Rose, que zerou em 54s09.
 
Sorriso da vitória no rosto de Renato, campeão com Zarabatana 3K Império Egípcio
 
Completou o pódio o campeão pan-americano e multicampeão brasileiro Vitor Alves Teixera com RR Con Beauty, criação argentina de apenas 8 anos, sem faltas, 54s48. O vencedor da prova foi Pedro Tavora de Matos com Cassirana JMen, pista limpa, 50s76, resultado que somado aos quatro pontos do segundo dia lhe rendeu a 4ª colocação na classificação geral. Todos representando São Paulo.
 
Os vice-campeões João Paulo e Doria One Mystic Rose
 
"A Zarabatana realmente é demais. Ela chegou esse ano para gente no Haras Império Egípico, eles compraram ela para eu competir, uma vez que aposentamos a Farah que agora está na cria. O entrosamente foi rápido, esse ano tá sendo muito feliz", comemorou Renatinho, 50. "Ganhamos a Copa Ouro no Indoor e agora o primeiro Brasileiro. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim, ao Haras Império Egípcio e à Zarabatana."
 
Pódio Brasileiro Senior Especial
 
Campeão Renato Junqueira Arantes / Zarabatana 3K Império Egípcio - FPH - 1,09 pp
Vice João Paulo Machado Gouvea / Doria One Mystic Rose - FPH - 3,04 pp
3º Vitor Alves Teixeira / RR Con Beauty - FPH - 3,45 pp
4º Pedro Henrique Arantes Tavora de Matos / Cassirana JMen - FPH - 4 pp
5º Tiago Almeida Muniz / Osama Tok - FPH - 6,17 pp
6º Pedro Henrique Arantes Tavora de Matos / GR Java - FPH - 6,4 pp
 
 
Pódio Equipes
 
Campeã Federação Paulista de Hipismo - 9,32pp
João Paulo Machado Gouvea / Doria One Mystic Rose
Felipe Jacinto de Camargo Pacheco / Ricoleta JMen IV
Fernanda Dib Gabriel / Sissi Dior
Cesar Almeida / Little Queen Império Egípcio
 
Vice Federação Catarinense de Hipismo - 36,47pp
José Paulo da Silveira Estrella / Missouri
Isaura Viggiano Souza / Cancelier van de Bosswinning
Francisco Luiz Viana / HB Labrador Pullman
Rafael Lindner Dias / R2D Cavalo Z
 
 
 
 
Com fonte e foto  Juliano Loureiro Imprensa CBH; demais fotos: reprodução mídias sociais, 2Clac