A importância da prevenção ao doping no esporte

29/10/2021 as 11:36
A prevenção ao doping é questão de extrema importância, por isso os atletas, familiares, instrutores e todos os envolvidos devem ter acesso a informação, orientação e educação sobre o assunto.
 
As políticas de antidoping existem para preservar os valores intrínsecos ao esporte. Valores esses que buscam a excelência do espírito humano através dos talentos e dedicação pessoais dentro de um jogo limpo. Apenas jogando limpo é que se pode incorporar o "espírito esportivo", a celebração do corpo, mente e espíritos humanos.
 
Portanto, em sua essência, o doping é contrário ao espírito esportivo, além de pôr em risco a saúde e a integridade do atleta. O desempenho esportivo deve ser o resultado do treinamento e aperfeiçoamento das qualidades físicas naturais do vencedor, seja ele humano ou animal, sem o uso de substâncias ou métodos artificiais que melhorem sua performance.
 
Fazer com que as crianças e jovens conheçam sobre os riscos da utilização de drogas ilícitas é prepará-las não somente para o esporte, mas para a vida. Pois jogar limpo, além de preservar a saúde e a longevidade do atleta, é um demonstração de caráter e de senso de justiça.