Os campeões dos Jogos Equestres Paulistas de Salto Iniciante

06/12/2021 as 01:37
A segunda semana dos Jogos Equestres Paulistas teve provas de Adestramento, no Centro Hípico de Tatuí, de Volteio, no Clube Hípico de Santo Amaro, e de Salto (Mini Mirim e Jovem Cavaleiro B - cobertura específica) e Salto Iniciante, também no CHSA, entre 02 e 05/12. No Salto Iniciante, a vitória após duas provas foi para Amanda Carolina Sango e Black Arron na categoria Principal, Julia Azevedo com TCL Bento HVR na Intermediária, Giovana Schincariol montando Miss Angel na série Preliminar e José Heitor Tsai com Tancinha HVR entre os Aspirantes.
 
Troféus, medalhas, escarapelas e faixas fizeram parte da premiação
 
Este final de semana havia muito em jogo: os Jogos Equestres valeram como etapa final da Taça São Paulo de Salto Iniciante e ranking do Julgamento Técnico (aguarde cobertura em separado), além contar peso três para o ranking do Troféu Eficiência, premiação maior do hipismo paulista. Os Jogos Equestres Paulistas distribuíram também troféus, medalhas, escarapelas, faixas, brindes, camisetas e os campeões ainda serão convidados para uma Clínica de Salto exclusiva da FPH em janeiro de 2022.
 
Camisetas Track & Field exclusivas dos Jogos equestres foram presenteadas aos 10 melhores de cada série
 
Essa grande festa contou com um total 458 inscrições, traduzidas em 139 atletas e 122 animais saltando na pista de areia principal do Clube Hípico de Santo Amaro, pelos percursos armados por Carlos Alberto Raposo Lopes. Veja quem subiu ao pódio:
 
Aspirantes 0,40m - 52 concorrentes
 
Somando 93 pontos pela contagem olímpica, o grande campeão da série Aspirantes foi o representante do Haras Jahuzinho, José Heitor Tsai. Com oito anos de idade, Heitor monta há dois e venceu sobre o dorso de Tancinha HVR, última aquisição da família Tsai, que tem quatro irmãos competindo no Salto Iniciante.
 
Heitor e a craque Tancinha em ação
 
Tancinha também foi montaria da irmã gêmea de Heitor, Luy Sophia, que classificou-se em 10º lugar na geral.
 
Os gêmeos José Heitor, campeão, e Luy Sophia, 10ª colocada, dividiram a égua Tancinha e o pódio
 
A vice-campeã veio da Hípica Villa Real, entitade que conquistou uma prata e dois ouros na competição. Bruna Azevedo somou 86 pontos montando TCL Bento HVR. A amazona de 12 anos empatou na pontuação com Miguel de Almeida Campos, mas venceu por ter a menor soma das aproximações ao tempo ideal. Miguel ficou com a medalha de bronze pelo Centro Hípico Terras de São José, apresentando Olaf.
 
 
 
 
Preliminar 0,60m - 60 concorrentes
 
Dobradinha no alto do pódio para o Centro Hípico Terras de São José, que conquistou no total um ouro, uma prata e um bronze no torneio. O ouro foi da amazona Giovana Schincariol, 10, que dividiu o pódio e a égua Miss Angel com o vice-campeão Pedro Oncins, 12.
 
Giovana e Miss Angel
 
Giovana, que monta há três anos, acumulou 116 pontos e Pedro, que treina há dois anos, chegou logo atrás com 114.
 
O sorriso da vitória no rosto de Giovana, coberta de prêmios
 
O bronze foi de Valentina Nascimento, 113 pontos nas duas provas, apresentando E3I Blue Eyes pela Estância 3 Irmãos.
 
 
 
 
Intermediária 0,80m - 43 concorrentes
 
Mais um resultado apertado na categoria Intermediária, que teve vitória de Julia de Azevedo, montando TCL Bento HVR, pela Hípica Villa Real. Julia, de 17 anos, já subiu ao alto do pódio com apenas um ano de equitação, e somou 78 pontos no campeonato.
 
Julia recebe sua premiação no pódio
 
Com 76,5 pontos, a prata foi de Henrique Tosti, 14, e Kahdota Don Afonso HAP, pelas cores do Centro Hípico Capi. Ana Laura Santoro foi a 3ª colocada, apenas meio ponto atrás, com 76 pontos. Ela montou PSH Platoon e representou a Hípica Manège Alphaville.
 
 
 
 
Principal 0,90m - 24 concorrentes
 
A já experiente Amanda Carolina Sango, 17 anos, conquistou a vitória na série Principal montando Black Arrow em mais uma disputa acirrada em que a diferença foi de apenas um ponto entre cada um dos três primeiros colocados.
 
Amanda Sango foi a campeã da Série Principal
 
Amanda, representante da Hípica Villa Real, somou 40 pontos, enquanto que o vice campeão totalizou 39 e a 3ª colocada, 38.
 
Amanda e Black Arrow juntos na comemoração do título
 
Luigi Gracci, 15 anos, foi o vice sobre o dorso de Flicka LM. O cavaleiro representa o Centro Hípico Capi. Já a medalhista de bronze, Maria Domingues, veio do Centro Hípico Granja Viana e montou Athos.
 
 
 
 
 
 
 
FPH com fotos Rafael Coli