CBS Senior Top | Bicampeonato para Stephan Barcha e vice para Guilherme Foroni

18/07/2022 as 10:03
 
O Campeonato Brasileiro Senior Top 2022 - categoria de mais alto rendimento do hipismo nacional - movimentou a Sociedade Hípica Paulista (SP) entre 14 e 17/07, trazendo 23 conjuntos de cinco federações para as pistas armadas pelo course designer argentino Ivan Tagle. Destes, 15 chegaram à disputa do GP final, com dois percursos a 1,60 metro de altura, que consagrou o concorrente de Brasília, Stephan de Freitas Barcha, bicampeão na categoria montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio.
 
Primavera e Stephan voam sobre o obstáculo do Banco Credit Suisse, parceiro da CBH e da FPH
 
Sendo o único conjunto a zerar os dois primeiros dias de competição, Stephan e Primavera acabaram por cometer um derrube na primeira passagem do GP, o que deu a liderança parcial a Guilherme Foroni e Casella Blanca JMen que vinham com apenas 1 ponto perdido trazido da segunda prova. No entanto, tudo mudou novamente após o segundo percurso, em que Guilherme e Casella acabaram perdendo 9 pontos, totalizando 10 no campeonato, resultado que conferiu ao conjunto paulista a medalha de prata. Stephan e Primavera, em uma passagem sem falhas, confirmaram o favoritismo e conquistaram o bicampeonato consecutivo 2021/2022.
 
Guilherme e Casella Blanca JMen, BH de apenas 9 anos, estreante em Brasileiro
 
"Campeonato é campeonato, percurso a percurso, não pode vacilar. Eu montei um pouco forte na água, ela esquentou, a Primavera é um pouco jovem ainda, tem muito temperamento. Mas aí a segunda volta veio coroar um campeonato bonito, com uma disputa leal com o Gui (Foroni) até o final." comemorou o Stephan. "A Primavera vai descansar um pouco, vamos para o Indoor e aí fazer a preparação final para o Odesur 2022. Eu gostaria de agradecer todo mundo que me ajuda, ao proprietário da égua José Romero Gomes da Silva e à família Maranhão Gomes, ao time Chevaux, ao Haras Império Egípcio, que esse ano me apoia e me dá mais um suporte para essa égua fantástica e olhar em frente. Agora vamos para o Odesur e se Deus quiser, ano que vem o Pan-americano e lutar muito por Paris 2024", agradeceu o campeão em entrevista à CBH.
 
Stephan comemorou o título individual e também por equipes
 
Comemorando ao lado de sua esposa Roberta e seus três filhos, Stephan fez questão de acrescentar: "Gostaria de fazer um agradecimento a mais para essa trinca, meus três filhos, e minha esposa maravilhosa Roberta. Há dois meses não vou para casa, concurso em cima de concurso, e é tudo por eles. Logo serão serão eles que estarão montando, sendo campeões... se eu não tivesse o suporte da Roberta isso não seria possível."
 
A final do campeonato ainda teve desempate para três conjuntos com 23 pontos perdidos ao longo dos quatro percursos para saber quem ficaria com a medalha de bronze. O carioca Marcello Ciavaglia levou a melhor com GR Garuda, finalizando com pista limpa no excelente tempo de 37s46.
 
Marcello e Garuda, vencedores do desempate para a medalha de bronze
 
José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão brasileiro senior top, subiu ao 4º posto do pódio com sua nova montaria, Santiago Rosebud, também sem faltas, em 39s64. 
 
Bela atuação de José Roberto com sua nova montaria Santiago Rosebud
 
Já o 5º lugar ficou com o jovem talento Paulo Brasileiro de Miranda conduzindo Kentucky M, fechando o desempate com um derrube em 41s62. Ambos representando São Paulo.
 
Paulo Miranda e Kentucky M, conjunto em ascensão
 
Completou o placar na 6ª colocação Guilherme Foroni e Chelsea JMen, totalizando 24 pontos perdidos no campeonato, que distribuiu R$ 140 mil em premiação.
 
Gui Foroni e Chelsea JMen
 
Na disputa por equipes, definida no segundo dia de competição, sexta-feira, a equipe da FPH ficou com a medalha de prata com 29 pontos, ao passo que Brasília, 24 pontos, levou o título.
 
O pódio das equipes com Brasília em 1º lugar e São Paulo em 2º
 
Sobre a Seletiva rumo ao Sul-americano 2022
 
O Campeão Brasileiro tem vaga assegurada nos Jogos Sul-americanos 2022, em Assunção, no Paraguai, entre 7 e 11/10. Outras duas vão para o vencedor e vice da seletiva. Ao todo foram quatro as etapas seletivas, além do Brasileiro. A equipe será formada por cinco conjuntos (incluindo um reserva). As outras duas vagas serão definidas pela comissão técnica. Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Time Brasil de Salto, acompanhou a competição.
 
 
Pódio final Campeonato Brasileiro Senior Top 2022
 
Campeão Stephan de Freitas Barcha / Chevaux Primavera Montana Império Egípcio - FHBR - 4 pp
Vice Guilherme Dutra Foroni / Casella Blanca JMen - FPH - 10 pp
3º Marcello Ciavaglia / GR Garuda - FEERJ - 23 pp
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Santiago Rosebud - FPH - 23 pp
5º Paulo de Miranda / Kentucky M - FPH - 23 pp
6º Guilherme Foroni / Chelsea JMen - FPH - 24 pp
 
Equipes
 
Campeã Federação Hípica de Brasília - 24pp
Stephan de Freitas Barcha / Chevaux Primavera Montana Império Egípcio
Flávio Grillo Araujo / Lorentino JMen
Luciana Lossio / Lady Louise JMen
Rafael Rodrigues dos Santos / Caramel JMen
 
 
Vice Federação Paulista de Hipismo - 29pp
Guilherme Dutra Foroni / Chelsea JMen
Cicero Faustino Barros / Casino Blue HR JA
Cleison Botelho Souza / Dom da Essência
José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet D'Or JMen 
 
 
 
FPH com a fonte Imprensa CBH e fotos Felippe Saad