Gui Foroni vence GP e Copa Ouro e Tatá Miranda o Clássico na Copa São Paulo

10/06/2024 as 05:40
 
No último sábado, 8/6, o GP Troféu Roberto Luiz Joppert, a 1.60m, válido pela 4ª Etapa do ranking brasileiro Sênior Top (rendimento máximo), foi o centro das atenções da 53ª Copa São Paulo. O top paulista Guilherme Foroni, 31, faturou, pela primeira vez, o GP desse que é o mais antigo concurso hípico da Sociedade Hípica Paulista, montando Come On VD Braembeier Z, de apenas 9 anos e recém chegado dos EUA.
 
Dupla vitória para Guilherme Foroni: muitos motivos para sorrir
 
Com boa participação de 29 conjuntos top nacionais, conforme a regra, os 12 melhores - quatro sem penalidades, oito com apenas uma falta e dois com oito pontos - habilitaram-se para a 2ª e decisiva volta com 200 mil reais em jogo. Guilherme e Come on VD Braembeier Z garantiram a vitória com dois percursos limpos, em 53s05. O vice-campeonato coube ao brasiliense Flávio Grillo Araujo com Lorentino JMen, vencedor da primeira prova a 1.50m em 6/6, também com duplo zero, em 54s51. Em 3º lugar chegou José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tricampeão do GP da Copa São Paulo 2014/2015/2016, que com Cornet Superstar JMen cruzou a linha de chegada em 51s30, mas com uma falta.
 
"Eu tenho uma gratidão enorme em ter uma equipe maravilhosa como essa. A Thereza Tourinho do Haras Umburanas se uniu com a equipe Bonne Chance e fez essa sociedade incrível adquirindo o Come On. É um projeto 100% brasileiro, o Come On foi iniciado na Europa pelo Alexandre Gadelha, depois foi para os Estados Unidos, para a equipe do Fábio Leivas, ou seja, feito por amigos", destacou o cavaleiro. "Eu só finalizei esse processo e consegui realizar esse sonho."
 
Gui Foroni e Come On VD Braembeier Z
 
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, Artemus de Almeida com Calvano C JMen III, seguido com Felipe Juares de Lima apresentando Nina Blue M Secco Marathon e Andrea Guzzo Muniz Ferreira com Toronto Xangô, todos com somente um derrube na soma dos dois percursos.
 
As próximas duas etapas do Ranking Brasileiro Senior Top (rendimento máximo) também têm lugar na Sociedade Hípica Paulista: o Campeonato Brasileiro Senior Top, entre 27 a 30/6, e depois no 34º Indoor - Longines São Paulo Horse Show, entre 19 a 25/8, mais badalado concurso hípico no Brasil, principal atração no Brasil após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 
Pódio do GP Troféu Roberto Luiz Joppert com a presença de proprietários e dirigentes
 
 
Rafael Miranda com Intuição Método é o campeão do Clássico 
 
Na tarde do domingo, 9/6, o Clássico Troféu Rodolpho Raul Lara Campos (in memoriam), a 1.45m, encerrou o evento. Dos 37 conjuntos, quatro habilitaram-se ao desempate idealizado por Rafael Ferrarez. Terceiro conjunto a largar, Rafael Miranda apresentando a égua BH Intuição Método, de 12 anos, zerou em 49s48, tempo que viria a lhe render o título.
 
Comemoração de Rafael e Intuição no galope da vitória
 
Último em pista, o top paulista e cavaleiro da casa José Luiz Guimarães de Carvalho com Barbarela JMen, BH de 13 anos, campeã do Clássico no SHP Open 2024, zerou em 41s70, garantindo o vice-campeonato. Já o 3º posto coube ao jovem talento paulista Eduardo Coelho Barbara, campeão sul-americano junior 2023, que montando RSF Princesa, cruzou a linha de chegada, em 41s02, um derrube.
 
Em 4º lugar chegou Gabriel Gouvea montando Quartzo MN Pullmann, um derrube, 46s23, por Minas Gerais. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, Raphael Leite e Monika Pullmann Império Egípcio e Luis Gustavo Godinho com Lugano JC, que registraram os dois melhores tempos entre os 10 conjuntos que fecharam a 1ª passagem com apenas uma falta, ambos representando São Paulo.
 
Comemoração no pódio do Clássico da 53ª Copa São Paulo
 
"O primeiro percurso estava bem delicado e difícil e a Intuição nos prestigiou com um percurso sem faltas. No desempate, como fui o penúltimo, tentei fazer um bom tempo, cumprir o zero e ela também correspondeu muito bem", contou o campeão Rafael, brasiliense de 35 anos, radicado em Campinas.
 
O campeão Rafael Miranda com Intuição Método 
 
"Essa foi minha segunda vitória em um Clássico, a primeira foi em 2023 em um CSN na Hípica de Campinas", lembrou o cavaleiro, que também deixou uma dica para quem ainda sonha em vencer uma disputa como essa. "Trabalhar bastante e nunca desistir."
 
 
Gui Foroni com Cerberus C JMen é o campeão da Copa Ouro
 
Já sexta-feira, 7/6, a principal atração da Copa São Paulo foi a Copa Ouro, a 1.40m, sempre muito bem disputada. Dos 61 conjuntos, oito foram ao desempate. Ao final, quem levou a melhor foi o top paulista Guilherme Foroni com Cerberus C JMen II. BH de 13 anos, zerou em 44s07, conquistando o topo do pódio.
 
Guilherme Foroni e Cerberus C JMen a caminho da vitória
 
Em uma dobradinha de produtos do Haras Agromen, quem chegou mais perto foi Ruy Jacinto de Camargo Pacheco e Christmas C JMen, BH de 10 anos, pista limpa, 44s32, por São Paulo. O 3º lugar foi do jovem talento Thomas de Castro Gouvea, vice-campeão brasileiro Pré-junior 2023, com Izambdard, percurso limpo, 45s84, completando a rodada dos três conjuntos sem faltas.
 
Pódio Copa Ouro - 1.40m 
Campeão Guilherme Foroni / Cerberus C JMen - FPH - 0/44s07
Vice Ruy Jacinto de Camargo Pacheco / Christmas C JMen - FPH - 0/44s32
3º Thomas de Castro Gouvea / Izambard - FGEE - 0/45s84
4º Luiz Felipe Pimenta Alves / Vetnil Jade Método (IA) - FHBr - 4/40s98
5º Daniel Khury / Casendra Buena Vista - FPrH - 4/41s70
6º Juliano Loureiro Carlos / Kandanora Z - 0/42s14
 
 
 
 
Imprensa CBH com fotos Luis Ruas